Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A cantora Thaeme Mariôto, da dupla Thaeme e Thiago, está grávida de seis meses e compartilha detalhes dos momentos da gestação de Liz no seu Instagram. Dessa vez, ela contou que está com diástase abdominal, que é um afastamento dos músculos da barriga que é muito comum na gravidez.
"Eu estava sentindo uma dor, como se fosse dor no estômago e quando procurei as meninas, elas viram que a dor que estava sentindo eram os músculos separando. E agora eu já estou tratando e a minha [diástase abdominal] não aumentou, estava morrendo de medo de aumentar e não aumentou", contou ela.
Saiba mais: Diástase do músculo da barriga é um problema comum após a gravidez
De acordo com o fisioterapeuta Marcelo Wulkan, em artigo ao Minha Vida sobre o tema, o músculo reto abdominal funciona como duas longas cintas que sustentam a região anterior do abdômen, desde o processo xifoide (parte de baixo do osso do peito) até o osso púbico (parte do meio da bacia). Quando os dois músculos se distanciam, a parte entre eles fica sem sustentação e acaba abaulando a região.
Esta separação do músculo reto abdominal pode comprometer a estabilidade corporal e a mobilidade, contribuindo para o aparecimento de dor nas costas, comprometendo a postura, além de problemas estéticos.
Tratamento da diástase
Clinicamente, pode-se realizar tratamentos com fisioterapeuta ou profissional de saúde habilitado para orientar o fortalecimento dos músculos acometidos. Exercícios mal executados podem causar uma piora da queixa e por isso é fundamental procurar ajuda especializada.
Se a gestação causar afastamento dos músculos menor que quatro centímetros, muitas vezes é possível reverter a situação com exercícios físicos em até três meses. Se for maior, pode ser necessária uma cirurgia para unir os lados, usualmente realizada por cirurgião plástico.