Redatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
Se você tem tatuagens, já deve ter percebido que o desenho tende a desgastar com o tempo. Mas esse fato parece ter sido colocado em cheque após um usuário do Reddit (rede social bastante popular nos Estados Unidos) ter publicado a foto de um amigo tatuado que supostamente sofreu uma queimadura de primeiro grau em uma das mãos. A grande "surpresa" foi que sua derme (camada intermediária da pele) revelou uma tatuagem com cores vibrantes e renovadas. Mas como isso seria possível, uma vez que sua tatuagem, como mostra a foto, já estava desbotada?
Para entender mais sobre essa polêmica, conversamos com a dermatologista Gabriela Capareli, que esclareceu ser impossível acontecer isso com uma tatuagem.
Saiba mais: Preste atenção nos cuidados depois da tatuagem
"Uma queimadura de primeiro grau não forma bolhas e, portanto, não há como a pele se soltar daquela maneira. Já a queimadura de segundo grau pode causar bolhas e fazer com que a pele descasque. Mas, independentemente disso, é impossível que essa ocorrência devolva o brilho e nitidez do pigmento da tatuagem, uma vez que ocorre uma inflamação na pele capaz de deformar o desenho e deixar cicatrizes", explica Gabriela Capareli.
Inclusive, segundo a dermatologista, para remover uma tatuagem, o paciente é submetido a sessões com lasers agressivos, que atingem camadas mais profundas da pele. "Por mais que esse procedimento possa criar bolhas e, consequentemente, fazer a pele soltar, isso jamais revelaria uma tatuagem mais bonita. Pelo contrário, já que o pigmento começa a ser destruído com o laser", afirma Gabriela.
Saiba mais: Remoção de tatuagens: tire suas dúvidas sobre esse procedimento
Além disso, a dermatologista Gabriela alerta que uma pessoa jamais deve provocar uma queimadura em seu próprio corpo, já que isso traz vários riscos, tanto estéticos quanto para saúde. "O paciente que tem uma queimadura está propenso a infecção local, pois haverá uma perda superficial da pele. Logo, há uma exposição maior dos tecidos", completa.