Médico especializado em angiologia e cirurgia vascular graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é...
iO ideal é cuidar das varizes e dos vasinhos em qualquer estação. No entanto, tratamentos cirúrgicos de varizes podem ocasionar hematomas e nesses casos é importante não tomar sol. Além disso, em alguns casos vai haver necessidade do uso da meia elástica, que é mais confortável de ser utilizada em clima mais ameno.
Vasinhos são veias finas avermelhadas ou arroxeadas bem superficiais que também são chamadas de telangiectasias. São muito mais comuns nas mulheres em razão do hormônio feminino que ajuda a dilatar esses vasos. Há uma forte tendência familiar. Muitas das vezes são a expressão superficial de uma hipertensão venosa mais interna.
Varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes, ou seja, que não funcionam mais. São azuis e bem aparentes na pele. É importante ressaltar que veias aparentes não são varizes. É muito comum sermos procurados para tratar veias que simplesmente aparecem pelo tom claro de pele. Isso não é doença e, se forem tratadas, podem aparecer vasinhos. Quem tem varizes normalmente lembra que tem perna, sente dor, peso, cansaço, inchaço ou até mesmo inibição em se expor devido à presença dos vasinhos.
Para se fazer um tratamento correto é necessário realizar uma consulta com um angiologista ou um cirurgião vascular. Após um exame clínico detalhado e, se for o caso, um exame de Doppler colorido, o médico é capaz de entender toda a circulação venosa superficial e profunda, as veias safenas e perfurantes e as que têm refluxo ou obstruções. Baseado nessas informações o especialista poderá fazer a indicação adequada para cada paciente.
O sol atrapalha?
No caso dos vasinhos, o tratamento é a escleroterapia, que é administração de medicamentos dentro dos vasos doentes que cria uma reação química a qual vai lentamente fazer com que eles desapareçam. Às vezes ficam algumas equimoses (manchas roxas), e a paciente não deve tomar sol no dia do tratamento. Quando houver necessidade de se associar o laser transdérmico (administração de um estímulo térmico no vaso criando uma reação inflamatória ajudando na sua eliminação), a paciente não deve se expor ao sol e, inclusive, deve evitar fazer o tratamento bronzeada.
O tratamento das varizes maiores pode ser realizado por meio de cirurgia convencional, a termoablação. A técnica é aquela em que utilizamos uma fibra dentro da veia safena e, por meio de calor, em vez de retirar a veia, conseguimos secá-la. Em casos selecionados, podemos usar a escleroterapia com espuma densa, que é uma técnica na qual administramos um medicamento em forma de microespuma e conseguimos eliminar varizes maiores. Em todos esses casos há necessidade de se evitar exposição ao sol.
Sendo assim, concluímos que no inverno é melhor fazer o tratamento cirúrgico ou de vasinhos se houver necessidade de utilizar o laser. A escleroterapia convencional pode ser realizada em qualquer época do ano.
Recomendações para todos os dias do ano:
- Não fume!
- Evite permanecer de pé ou sentado por mais de uma hora. Se isso ocorrer, ande um pouco e procure fazer exercícios ficando na ponta dos pés. Mova as pernas enquanto estiver sentado
- Não use cintas abdominais, roupas apertadas, meias com elásticos apertados e jeans excessivamente justos
- Mantenha o peso equilibrado e adote uma dieta rica em fibras, cereais, alimentos integrais, frutas, vegetais e grãos, que ajudam no controle do peso e evitam a constipação intestinal
- Use sapatos confortáveis. Saltos muito altos (acima de 7 cm) podem ser prejudiciais à sua circulação
- Melhore muito sua circulação fazendo exercícios aeróbicos (caminhada, bicicleta, natação etc.) pelo menos 150 minutos por semana e reforce a musculatura fazendo trabalho com peso, procurando fortalecer principalmente a panturrilha (batata da perna), duas vezes por semana. Evite exercícios de alto impacto ou que façam força para baixo
- Sempre que puder eleve os pés um pouco acima do coração
Cuide de sua saúde, que é o bem mais precioso que você possui, com um profissional capacitado, especialista, preparado para oferecer o melhor para você. A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular conta com regionais em todos os estados brasileiros. Em caso de dúvida, consulte a regional do seu estado e encontre um médico.