Dr. Franco Martins é pneumologista e gerente médico de vacinas da GSK. Ele é formado pela Unicamp e fez residência méd...
iGripe não é apenas um resfriado mais forte. Em 2018, mais de 300 pessoas morreram por complicações relacionadas à gripe. Existem vários tipos de vírus causando a doença, como o H1N1, que causa a popularmente chamada gripe suína. Esses vírus sofrem mutações todo inverno. Portanto, se você teve gripe ano passado, pode pegar esse ano novamente, e assim em diante.
Tanto a gripe quanto o resfriado são causados por vírus, infectantes das vias respiratórias superiores. O principal órgão de entrada deles é o nariz, seguido da garganta, de onde derivam os principais sintomas em até dois dias após o contato. Esse é o maior período que você pode transmitir o vírus a outras pessoas. Por isso, é importante ter atenção à higiene das mãos e tapar a boca ao tossir ou espirrar.
Os sintomas de um resfriado podem variar, duram alguns dias e incluem:
- dor de garganta
- mal estar
- tosse seca
- coriza
- dor de cabeça
Já os sintomas da gripe podem ser mais intensos, como:
- febre
- calafrios
- náusea, ânsia de vômito
- diarreia
- dores musculares
- dor de cabeça
Recuperação e tratamento de gripe e resfriado
As duas doenças podem se resolver espontaneamente, em uma semana na maioria das vezes. No caso do resfriado, o quadro é autolimitado, ou seja, os sintomas principais devem sumir em aproximadamente 10 dias. Medicamentos sintomáticos como paracetamol, dipirona, ibuprofeno e nimesulida aliviam o quadro.
Nem a gripe tampouco o resfriado necessitam de antibióticos, mas precisam de tempo para recuperação do organismo. As recomendações são:
- Descanse, evitando stress e esforços desnecessários
- Beba líquidos saudáveis como água de coco, suco natural
- Durma adequadamente, no mínimo 7h30 por noite.
A gripe pode perdurar por mais tempo, inclusive com agravamento dos sintomas, principalmente respiratórios. Falta de ar, febre e cansaço extremos estão presentes. Esses sintomas resultam tanto do efeito do próprio vírus como da resposta inflamatória do organismo. Portanto, você deve procurar um médico se:
- sintomas da gripe duram mais de 3 semanas e estão mais intensos
- febre, temperatura acima de 37,7ºC sem melhora com antitérmico (dipirona, paracetamol, ibuprofeno)
- falta de ar, chiado
- expectoração, catarro pelo nariz ou pulmões
- falta de apetite
- diminuição do volume urinário
- sangramento de qualquer magnitude
- dor no rosto, como sinusite
Você também deve procurar um médico se tiver uma doença crônica como asma, diabetes, doença cardíaca, AVC, obesidade mórbida ou imunodepressão, idade acima de 65 anos ou esteja gestante.
Prevenção da gripe
A principal prevenção é a vacina anual da gripe, também chamada vacina anti-influenza. Além disso, lembre-se da higiene das mãos com sabonete ou álcool em gel, limpeza de maçanetas. O uso de máscaras evita que as gotículas contagiosas atinjam outras pessoas.
Saiba se você tem que tomar a vacina da gripe.