Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Você tem costume de limpar os ouvidos com muita frequência? Se a sua resposta for positiva, tome cuidado! Uma australiana de 37 anos teve uma infecção no cérebro após higienizar a parte interna da orelha com hastes flexíveis.
Em entrevista ao That's Life!, a mulher se identificou como Jasmine e disse que limpava os ouvidos todos os dias. Isso ocasionou em problemas auditivos no órgão do lado esquerdo.
Ao procurar um médico, Jasmine foi diagnosticada com infecção de nível leve e começou o tratamento com antibióticos. Porém, os sintomas persistiram. Além disso, ela percebeu que havia sangue saindo do ouvido quando realizava suas limpezas diárias.
Limpeza excessiva e surdez
Um teste de audição apontou que a paciente estava com surdez moderada. Em seguida, ela foi encaminhada para um otorrinolaringologista - médico responsável pela saúde do olfato, fala e respiração.
Após Jasmine passar por uma série de exames, o especialista identificou que a causa do problema era uma infecção bacteriana que estava danificando o osso do crânio.
"Você deveria ter vindo me ver quatro ou cinco anos atrás", afirmou o especialista, segundo Jasmine. Ela precisou passar por uma cirurgia de cinco horas para remover o tecido infectado e reconstruir o canal auditivo.
"O algodão estava acumulado e purulento há cinco anos. Meu osso do crânio atrás da orelha estava fino como papel", disse a mulher. Jasmine foi curada da infecção, mas perdeu a audição permanentemente.
Como limpar o ouvido em casa
A limpeza mais adequada deve ser apenas na parte externa do ouvido. Uma forma bastante simples é usar uma toalha ou um pedaço de papel higiênico apenas onde o dedo alcançar. O cotonete ou qualquer outro objeto inserido no canal do ouvido não são recomendados.
Saiba mais sobre perda de audição
Veja quais são os cuidados com a limpeza do ouvido
Confira os sintomas, tratamentos e causas da perda de audição
Entenda como o uso do cotonete pode perfurar o tímpano