Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Uma foto de um bebê ainda na sala de parto viralizou nas redes sociais do mundo todo nos últimos dias. Na imagem, é possível ver o recém-nascido ainda coberto de sangue com um DIU (Dispositivo Intra-Uterino) enroscado nos cabelos.
O post foi publicado no último domingo (25 de agosto) por Cadesia Foster. A norte-americana conta que a mãe da criança afirmou que hoje, aos 3 meses de vida, o bebê está bem e com saúde, sem maiores complicações.
O caso gerou muita curiosidade e debates sobre a eficácia do dispositivo. Muitas mulheres começaram a relatar suas experiências com métodos contraceptivos, como também casos de gravidez inesperada usando eles.
É possível engravidar usando DIU?
Mulheres que usam o DIU (Dispositivo Intra-Uterino) ainda têm chance de engravidar, mesmo fazendo a manutenção da maneira correta. No entanto, isso ocorre em menos de 1% das mulheres que usam.
Neste caso, não é preciso retirar o dispositivo antes de o bebê nascer. Por isso, é possível que saia junto com ele na hora do parto.
Como funciona o DIU?
O DIU, sigla para Dispositivo Intra-Uterino, é uma haste em forma de Y colocada no útero como método contraceptivo, com duração de até 10 anos. De acordo com estudos, o DIU possui 99% de eficácia.
No Brasil, é possível que mulheres coloquem DIU gratuitamente pelo SUS. A opção disponível é o de cobre, livre de hormônios, e as condições variam para cada caso. Mulheres interessadas em realizar esse procedimento devem procurar o posto de saúde mais próximo para mais informações.
Saiba mais
Conheça mais sobre os tipos de DIU e seus efeitos colaterais
Veja 10 improváveis meios de engravidar que se tornaram realidade
Entenda tudo sobre pílula anticoncepcional