Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares – Título Obtido junto ao CFO. Especialista em Periodontia pela Univers...
iAté pouco tempo atrás, os aparelhos fixos eram de metal, o que dificultava o uso para pacientes que queriam algo mais estético e menos perceptível.
Para solucionar esse problema, criaram o aparelho chamado da cor do dente, que pode ser de policarbonato ou cerâmica. Esse novo tipo de aparelho foi o responsável por um aumento significativo no atendimento de pacientes adultos, que alinhavam seus sorrisos com um aparelho mais discreto. Mesmo assim, as empresas queriam algo ainda mais estético e os pacientes também. O mais recente lançamento é o aparelho ortodôntico de safira. Ele não é da cor do dente como os citados anteriormente e sim tão transparente quanto vidro. Por ser como um vidro, quase não aparece.
Além da transparência, seu tamanho foi diminuído, tornando-o mais invisível ainda. Seu poder de polimento, transparência, tamanho reduzido e maior resistência que os braquetes existentes foram possíveis devido ao grau de dureza da safira, que só é menor que a do diamante.
Mesmo com aparelhos ortodônticos tão estéticos, havia ainda o problema do fio metálico que vai preso ao braquete e responsável pela movimentação do dente. Agora podemos contar com fios revestidos de teflon, nesse caso o fio ao invés de ter a cor metálica, tem a cor branca e como o teflon impede aderência, faz com que o fio não apresente manchas com o passar do tempo.
Existe apenas um aparelho ortodôntico mais discreto do que o de safira, que recebe o nome de ortodontia lingual. Neste caso o aparelho é colocado não na frente, mas sim na parte de trás do dente. Este aparelho tem a grande vantagem de ser realmente invisível para quem olha, mas não podemos deixar de dizer que no inicio ele trás certo desconforto, pois fica posicionado em uma região que a lingua sempre vai tocar. Por isso, normalmente, recomendo apenas para pessoas que não podem de forma nenhuma permitir que o aparelho apareça, mesmo que extremamente discreto.
Esses dois tipos de aparelhos ortodônticos são os mais estéticos atualmente, mas não esqueça que todos os aparelhos ortodônticos têm a mesma eficiência, ficando o critério de escolha de acordo com a necessidade e o bolso de cada paciente.
Ainda tem dúvidas ou gostaria de saber mais sobre esse assunto, entre em www.drsabino.com.br e deixe sua pergunta.
Dr. Milton Sabino é especialista e mestre em Periodontia, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Pós -graduado em Implantodontia e Ortodontia.