Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
As sobrancelhas da moda já tiveram muitos formatos ao longo dos anos. E querendo ou não elas trazem um aspecto diferenciado para o nosso rosto. Aliás, você já tentou se imaginar sem sobrancelha? Muda completamente nossa simetria facial.
É por isso que muitas pessoas buscam acompanhar as tendências e optam por procedimentos que deixam os fios mais desenhados e alinhados. Entenda tudo sobre a técnica de microblading, para quem deseja sobrancelhas mais preenchidas.
O que é microblading?
Microblading é um procedimento semi-permanente para delinear a sobrancelha de forma simétrica ao formato do rosto. A técnica é feita através de pequenas incisões fio a fio, para preencher falhas e remodelar o desenho da sobrancelha.
Para isso é usado um instrumento em formato de caneta com micro-lâminas. Ele é chamado tebori, que em japonês significa tatuar com as mãos, e é utilizado para marcar a pele com tinta - como se fosse uma tatuagem.
Antes disso, o profissional usa o paquímetro, espécie de régua, para medir os centímetros da sobrancelha e o espaço entre elas. Todo o procedimento dura cerca de 1 hora e meia para ser realizado.
Quem pode fazer
A técnica é indicada para sobrancelhas com falhas naturais, cicatrizes e pessoas que querem definir o formato dos fios, a fim de deixá-los bem desenhados e simétricas.
Contraindicações do microblading
O microblading é contraindicado para:
- Pessoas com diabetes e hipertensão não controladas (porque podem comprometer a cicatrização da pele)
- Gestantes e lactantes
- Pessoas que estão tomando antibiótico
- Pessoas que estão tomando medicamento para hepatite ou câncer (salvo com permissão médica por escrito em alguns casos)
- Pessoas que estão tratando a acne com Roacutan
- Pessoas alérgicas aos pigmentos (casos muito raros).
Microblading dói?
De acordo com Paloma Perform, hair stylist e designer de sobrancelhas da Depil Class Beauty & Hair, no processo do microblading é usado anestésico tópico sobre a pele que foi, anteriormente, higienizada com álcool 70.
"O procedimento dói sem anestesia, mas com o anestésico fica totalmente suportável", afirma. Após a aplicação, a substância permanece na pele por cerca de 30 minutos até adormecê-la.
Passo a passo do microblading
1º passo: o profissional observa a naturalidade das sobrancelhas, na intenção de seguir o formato natural dos fios. Essa etapa é interessante para entender qual a melhor cor da tinta combina com a pele de cada pessoa.
2º passo: após observar o formato do rosto, a pele da cliente é higienizada e o profissional realiza uma simulação do desenho para que a pessoa possa concordar com a proposta, evitando frustrações.
"Caso a pessoa não tenha o desenho natural da sobrancelha usamos por meio de medidas do rosto para criarmos um novo design de acordo com os traços e anatomia de cada um", explica Paloma. É usado um lápis chamado dermatográfico para traçar as medidas com um paquímetro.
3º passo: a profissional aplica o anestésico e o tempo de ação é aguardado.
4º passo: é removido o excesso do anestésico. Usando o tebori e o pigmento escolhido para desenhar os fios, o procedimento de microblading começa. Fio a fio são delineados sobre as sobrancelhas com pequenos cortes e aplicação de uma considerável quantidade de pigmentos, repetidamente, até fixar e atingir a quantidade de fios exatos.
5º passo: As sobrancelhas são limpas com água boricada e o microblading está pronto! Além disso, o profissional auxilia como cuidar da fase de cicatrização para garantir uma melhor durabilidade dos pigmentos.
Quem pode realizar o microblading?
A especialista em sobrancelhas e micropigmentação Michelle Rios, que dá cursos sobre o procedimento, afirma que qualquer pessoa pode se especializar em microblading e trabalhar com a técnica.
No entanto, é importante ter noção da seriedade que é pigmentar a pele de outra pessoa, principalmente no rosto. "Recomendo fazer vários cursos, e não somente um básico. Vale também treinar muito em látex (pele artificial) antes de começar a atender", indica.
Valores e preços
O preço da microblading pode variar entre R$ 500 a R$ 1.300. Isso porque o valor cobrado depende da experiência do profissional.
Diferença entre Micropigmentação e Microblading
De acordo com a designer de sobrancelha Paloma Perform, a diferença é que na micropigmentação usa-se um instrumento chamado demógrafo simples - que alcança até a terceira camada da pele, assim como a tatuagem.
Os fios nesta técnica são menos precisos, indicados para pessoas que gostam de um resultado mais permanente e esfumado.
Já na microblading, os fios são mais realistas. Porém, o resultado é mais temporário porque o instrumento tebori alcança apenas até a segunda camada da pele.
Para obter um bom resultado
"Certifique-se que o profissional tenha cursos sobre design de sobrancelhas, micropigmentação e microblading", recomenda a designer. Alguns meses antes do procedimento é importante deixar as sobrancelhas naturais para aproveitar cada fio novo.
Além de procurar profissionais conceituados, avalie os resultados feitos por ele e desconfie de preços muito abaixo da média. "O barato pode sair caro, pois corrigir será bem mais caro e nem sempre essa correção será tão satisfatória como se houvesse feito antes um procedimento bem feito e sem erros", aconselha Michelle Rios.
Saiba mais: Sobrancelhas perfeitas: como fazer em casa
Cuidados pós procedimento
Conforme a especialista Michelle Rios, após o procedimento, alguns cuidados são importantes para que a região pigmentada tenha uma boa cicatrização, como:
- Manter as sobrancelhas limpas
- Evitar contato com as mãos sujas
- Evitar muito contato com animais de estimação
- Evitar tomar sol, banho de mar, piscina e sauna
- Evitar maquiagem e cosméticos na região pigmentada.
Vale lembrar que não se deve esfregar a região das sobrancelhas ao fazer a limpeza da pele. É indicado também hidratar a região da sobrancelha para evitar que o fio repuxe o pigmento que está dentro da pele. Por isso, deve ser usado creme restaurador recomendado pelo profissional.
Quanto tempo dura a sobrancelha de microblading?
O microblading dura cerca de 6 meses a 1 ano. Mas já é possível notar desbotamento do pigmento quando o período de cicatrização acaba. De acordo com a especialista Michelle Rios, nesse momento a sobrancelha cria uma casquinha fina, sendo observado mais ou menos 30% de clareamento na região.
Após 7 meses os fios já perdem a sua marcação em 70%. É importante ressaltar que esse tempo depende muito de diversos fatores, como cicatrização e cuidados após o procedimento. O ideal é retocar os fios uma vez ao ano.
Uma dúvida comum de quem adere à técnica é se o fio desenhado pode ficar mais grosso ao longo do tempo. E a resposta é que pode, sim, acontecer.
"Pode ser por conta do próprio desbotamento do pigmento na pele, principalmente os orgânicos. Acontece muito também quando a implantação do pigmento não é feita exatamente a 90 graus, adquirindo um aspecto esfumado na pele. A expansão varia de pele pra pele também, não tendo até o momento uma comprovação exata do porquê em umas ocorre mais ou menos que outras", explica Michelle.
Entretanto, isso é mais comum no procedimento de micropigmentação com demógrafo: "Por que o pigmento dentro da pele é depositado em uma grande velocidade, e o fio expande. Mas isso é normal", ressalta Paloma.
Riscos do microblading
O procedimento tem certos riscos como, por exemplo, a pessoa não se adaptar com o desenho ou a cor do microblading. Para que isso seja evitado, a conversa antes com o profissional tem que ser muito esclarecedora.
Além disso, o procedimento expõe um pouco a pele devido ao microcorte. Por isso, caso o profissional não tome os devidos cuidados ou o cliente não cuide corretamente, a pele corre o risco de infecção.
Fontes consultadas
- Paloma Perform - hair stylist e designer de sobrancelhas da Depil Class Beauty & Hair
- Michelle Rios - especialista em sobrancelhas e micropigmentação do Michelle Rios Studio (Bauru).