Redatora das editorias de beleza, família e alimentação.
Para quem quer mudar radicalmente o visual, a tendência de cabelo colorido tem sido cada vez mais comum. Entre as diversas cores, uma das mais queridinhas é o cabelo rosa. Seja em mechas mais discretas ou até no cabelo todo, o rosa é muito versátil e pode se adequar a todos os estilos e tons de pele.
Porém, mesmo sendo uma tendência muito popular, alguns cuidados extras são necessários não só para a manutenção da cor, mas também para garantir que os fios se mantenham saudáveis, já que todo processo de coloração do cabelo pode ser muito prejudicial.
"Os tonalizantes e tinturas rosas se depositam sobre a fibra capilar e, para que este tom se destaque, é necessário que os fios sejam naturalmente bem claros ou que sejam descoloridos a tons que beirem o branco", explica a dermatologista do DUO+, Eduarda Porello.
Esse processo pode prejudicar o cabelo. "A descoloração ocasiona a perda de proteínas e queratina do córtex capilar, que é a estrutura do cabelo responsável pela elasticidade e resistência", completa.
Saiba mais: Cabelo platinado: como é feito, dicas e cuidados em casa
Passo a passo para fazer em casa
Para quem quer economizar e pintar o cabelo em casa, o cabeleireiro explica o passo a passo. No entanto, ele alerta que existe uma grande diferença no resultado final quando o procedimento é realizado em um salão, por um profissional que se dedica a criar cores.
"Quando as pessoas fazem em casa, não sabem até onde o cabelo aguenta a descoloração e não conseguem ter um controle na aplicação, fazendo com que o fio fique machucado, com um aspecto elástico e poroso", explica Nicki.
Já no salão, os especialistas fazem o teste de mechas e, só depois trabalha para que o cabelo fique na cor desejada, hidratado e com brilho.
1 - Descolorir: Para uma descoloração global é preciso atingir um tom bem claro, como o branco.
2 - Neutralizar: Depois disso, a pessoa deve neutralizar com um super clareador 12/89 com oxidante 10 volumes e deixar por 10 minutos.
3 - Pintar: Após os 10 minutos, lave o cabelo, aplique a coloração rosa e deixe de 20 a 30 minutos. Depois desse período, é só enxaguar e hidratar.
Rotina de cuidados com cabelo rosa
Segundo o cabeleireiro do DUO+, Nicki Dias, a rotina de cuidados para cuidar do cabelo muda completamente quando ele é tingido de rosa, e o tratamento a seguir deve ser feito em todas as lavagens.
1. A primeira regra é nunca utilizar água quente, pois isso favorece o desbotamento da cor.
2. Na lavagem, é necessário utilizar um shampoo de tratamento junto com uma máscara de cor para pigmentar o rosa.
3. Após esses procedimentos, deve aplicar uma máscara de reconstrução para hidratar os fios
4. Depois do banho, é importante usar um protetor térmico de cabelo com cor fantasia que não seja a base de óleos
5. Caso for usar algum método de secagem, utilize apenas o secador e não muito próximo do cabelo. Caso o secador encoste, pode queimar o cabelo e causar manchas.
Além disso, é recomendado ir ao salão numa frequência de 3 a 4 meses para retocar a cor.
Contraindicações
A dermatologista Eduarda Porello explica que nem todo mundo pode pintar o cabelo e cita os casos que esse procedimento não é recomendado.
"As tinturas de modo geral devem ser evitadas em pacientes que sejam alérgicos e que apresentem outros problemas do couro cabeludo, como pessoas com cabelos danificados por químicas prévias. Além disso, gestantes também devem sempre consultar seus médicos a fim de serem liberadas quanto ao uso de tinturas", complementa ela.