Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iQuando o bebê nasce, os pais logo se apaixonam por suas características. As mãozinhas pequenas, os olhos curiosos, os primeiros fios de cabelo e muitos outros detalhes. Alguns até se espantam com a quantidade de cabelo que um bebê pode vir ao mundo. E é justamente por isso que tantos pais e mães ficam intrigados - e preocupados - quando notam que o cabelo do bebê está caindo. E agora?
Antes de mais nada, é muito importante manter a calma ao ver que o bebê está ficando carequinha novamente. Isso não é motivo de preocupação, acredite. O cabelo dos bebês, assim como o de adultos, respeita um ciclo de vida, que compreende nascimento, crescimento e queda. Todo esse processo começa enquanto o bebê ainda está no útero, mergulhado no líquido amniótico.
Por isso, saiba que todo aquele cabelinho com que o bebê veio ao mundo irá, eventualmente, cair. Após o parto, há uma queda na concentração de hormônios sexuais no bebê, provenientes da mãe. Este é o principal fator hormonal que explica a perda dos fios nos bebês - e, às vezes, até na mamãe. O tempo para todo o cabelinho cair e renascer costuma ficar em torno de 6 meses.
Outra situação comum é quando o bebê começa a apresentar falhas no couro cabeludo, que também não representam nada grave. Elas surgem, principalmente, devido ao fato de o bebê sempre dormir na mesma posição, ou por virar a cabeça para o mesmo lado todas as noites. Conforme ele aprende a se sentar e movimentar por conta própria, essas falhas vão desaparecendo.
E prepare-se também para notar uma mudança curiosa no cabelo do seu pequeno. É possível que, após a queda dos primeiros fios, nasçam outros bem diferentes. É normal que um bebê loirinho fique com os cabelos mais escuros, bem como apresente outras mudanças. Além da cor, a textura dos fios também pode mudar: de cacheado para liso e vice-versa. Novamente, não é motivo para se preocupar!
Só vale ficar de olho caso perceba uma queda persistente após os seis primeiros meses de vida do bebê. Embora alguns bebês tenham um crescimento capilar mais lento, a perda dos fios pode estar relacionada a alguma deficiência nutricional. Não deixe de conversar com o seu pediatra caso perceba alguma alteração importante, ok?
Tem que lavar o cabelo do bebê todos os dias?
Não é porque o cabelo do bebê está caindo que vale dispensar cuidados com a limpeza dos fios. Na hora do banho, vale investir em produtinhos específicos para a pele e cabelos dos bebês, com ativos hidratantes e suaves. Usar um sabonete em barra comum na cabeça do pequeno não é uma boa ideia: o produto pode ser muito agressivo para essa região e prejudicar o couro cabeludo.
Uma sugestão é a nova dupla Shampoo & Condicionador Hidratação Glicerinada, de Baby Dove. Os produtos têm pH neutro e fórmula suave, sendo ideal até mesmo para o primeiro banho do recém-nascido. Você pode lavar a cabecinha do bebê uma vez ao dia, pela manhã, para dar tempo de o cabelo secar naturalmente ao longo do dia.
A glicerina, por sinal, é um excelente ingrediente para cuidar da pele e dos cabelos do bebê, de forma geral: para começar, ela ajuda a manter a pele mais hidratada e protegida, uma vez que têm o poder de reter partículas de água. Nos cabelos, a glicerina ainda cria uma película protetora nos fios, preservando a integridade da massa capilar.
Por isso, ao longo desse processo, não se preocupe: continue aproveitando a hora do banho para aumentar os laços entre você e seu bebê. Em breve, um novo cabelo irá nascer, com força e saúde.