Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iO Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (5) a primeira morte por catapora hemorrágica no Brasil em 2019. A vítima foi o professor Ednelson Sota da Silva, de 33 anos, que faleceu na última quarta (4), em Manaus.
De acordo com as autoridades, Ednelson ficou internado por dois dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital amazonense após contrair o vírus varicela-zoster, responsável pela catapora e pela herpes zóster.
O quadro do paciente acabou se tornando irreversível depois que a doença chegou a seus órgãos vitais, fazendo com que sofresse sangramentos internos, bolhas de sangue e uma parada cardíaca que levou à morte.
Catapora hemorrágica
A catapora (ou varicela) é uma doença causada por vírus, caracterizada pelo surgimento de bolhas vermelhas no corpo que provocam coceira, febre e mal-estar. É uma das patologias mais comuns na infância e é altamente contagiosa por meio de contato com a pele da pessoa infectada, tosse ou espirro.
Já os casos de catapora hemorrágica são bastante raros, porém possíveis. Isso porque os sintomas da doença costumam desaparecer de 7 a 10 dias após o início do tratamento medicamentoso e isolamento do paciente.
Outras enfermidades podem ser decorrentes da manifestação do vírus, como:
- Herpes-zóster
- Encefalite
- Síndrome de Reye
- Pneumonia
- Miocardite
- Artrite transitória
- Ataxia
Assim, ao identificar um ou mais sintomas da doença, procure um médico imediatamente.
Como se prevenir
A maneira mais eficaz de se prevenir da catapora, seja ela hemorrágica ou não, é por meio da vacina. A recomendação é que sejam tomadas: vacina tetra viral (previne contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora) e vacina contra varicela.
Ambas são imunizações fornecidas gratuitamente em postos de saúde pelo Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a probabilidade de pessoas imunizadas com as vacinas apresentarem casos graves ou moderados de catapora é mínima.