Com experiência na cobertura de saúde, especializou-se no segmento de família, com foco em gravidez e maternidade.
O final da gravidez é um período repleto de expectativas. É comum diminuir o ritmo de atividades e a atenção a qualquer pequeno sinal fica ainda maior. Há quem passe os últimos dias ansiosa pela saída do tampão mucoso, pois acredita que ele significa a aproximação do trabalho de parto.
O tampão mucoso é uma barreira criada para proteger o colo do útero durante a gestação. Quando ele é liberado, sai como uma secreção bem espessa, com um pouco de sangue. Na prática, ele pode significar o início da dilatação do colo do útero e, por isso, dar um sinal de que o parto está próximo.
Em geral, o tampão pode descer o canal vaginal a partir das 37 semanas e, em alguns raros casos, sai apenas na hora do nascimento do bebê. "Na maioria das vezes, a saída do tampão antecipa em uma ou duas semanas o trabalho de parto", explica Isadora Juncal, ginecologista e obstetra do Hospital da Mulher Anchieta.
Como é o tampão mucoso
Quem é mãe de primeira viagem tem receio de ignorar o tampão mucoso achando que é apenas um corrimento comum. As diferenças são observadas quando ele sai ao se limpar com o papel higiênico.
No entanto, a secreção do tampão costuma ser bem mais espessa, medindo cerca de 5 centímetros. A consistência é gelatinosa e, muitas vezes, vem acompanhada de um pouco de sangue.
Normalmente, o tampão mucoso é quase transparente, mas pode aparecer esbranquiçado, amarelado, esverdeado, em tons de rosa e até mesmo marrom.
Além disso, diferentemente dos corrimentos associados a doenças, essa secreção não tem cheiro. "O tampão é bastante 'liguento', 'grudento' e, raramente, apresenta odor, a não ser que a paciente tenha alguma infecção vaginal", detalha a médica.
A saída do tampão, na maioria das vezes, significa que a mulher entrará em trabalho de parto em breve. Por isso, o acontecimento pode vir acompanhado do aumento de cólicas e contrações.
Fases da gravidez
Veja quais são os sinais e fases do trabalho de parto
Nidação: o que é, sintomas e quanto tempo dura
Puerpério: o que é e quanto tempo dura o resguardo