Médica dermatologista formada em clínica médica pela UERJ e em dermatologia pelo Instituto de dermatologia Prof. Rubem D...
iCom experiência na cobertura de saúde, especializou-se no segmento de família, com foco em gravidez e maternidade.
A hidroquinona é uma substância usada na pele para clarear manchas escuras e melasma. O efeito despigmentante acontece, porque ela age bloqueando a produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele.
Em nível biológico, a hidroquinona consegue inibir uma enzima chamada tirosinase, que transforma tirosina em melanina. Assim, a produção de melanina é interrompida na região em que a hidroquinona foi aplicada.
Além disso, a substância também aumenta a degradação da melanina e clareia as manchas já existentes.
"Seu potencial despigmentante foi descoberto na década de 50 e diversos estudos demonstraram baixo ou nenhum risco de malignidade e efeitos colaterais quando utilizada corretamente", explica a dermatologista Fabiana Seidl.
Saiba mais: DMAE: o que é e por que promete acabar com as rugas
Para que serve
A hidroquinona é um medicamento usado para causar a despigmentação das manchas. "A substância é o mais potente clareador do mundo, principalmente se usada conjugadamente com outras substâncias tópicas, como retinóides e corticosteróides", define o dermatologista Cristiano Kakihara.
Benefícios
Os benefícios da hidroquinona são:
- Tratamento de melasma
- Tratamento de cloasma
- Tratamento de outras manchas escuras na pele
Tipos de hidroquinona
A hidroquinona é apresentada de diversas formas, como:
- Pomada
- Creme
- Gel
- Sérum
- Solução
Hidroquinona em cosméticos
Há alguns anos, a hidroquinona era utilizada em cosméticos. No entanto, foram descobertas reações adversas causadas pelo uso indiscriminado do produto.
"Por ser agressiva e poder levar a efeitos colaterais, o mercado tem proibido seu uso em cosméticos e permitindo apenas com prescrição médica", explica Denise Steiner.
Como usar a hidroquinona
Usar hidroquinona em concentrações muito altas ou por muito tempo é um fator que aumenta as chances de desenvolver reações adversas. Por isso, a substância deve ser utilizada da seguinte forma:
- Concentração: até 5%
- Tempo: até 4 meses
"Depois, deve-se manter um tratamento de manutenção, com outros tipos de clareadores. Essa etapa de manutenção é importantíssima para que não ocorra efeito rebote e a mancha volte a escurecer", alerta a dermatologista Fabiana.
Além disso, o tratamento com hidroquinona deve ser acompanhado por uma alta proteção solar, devido ao efeito irritante e fotossensível da substância. Por isso, junto com ela, deve-se utilizar um protetor solar com FPS 50, no mínimo. Óculos e chapéus com filtro UV também são recomendados.
Como não usar a hidroquinona
Existe uma série de cuidados a se tomar para que a hidroquinona não cause efeitos colaterais. Por isso, é importante seguir alguns cuidados com o tratamento, tais quais:
- Usar proteção solar
- Evitar exposição do local da mancha ao Sol
- Não usar substâncias que podem aumentar a absorção dérmica da hidroquinona, como o resorcinol
- Não aplicar em grandes áreas corporais
- Não usar em áreas sensíveis, como axila e virilha
- Sempre seguir a prescrição médica, respeitando tempo e concentração de uso
"A hidroquinona não deve ser utilizada em grandes áreas do corpo e não deve entrar em contato com os olhos. Também não deve ser usada na pele irritada e na presença de queimaduras solares", reforça a dermatologista Mônica Fialho
Efeitos colaterais da hidroquinona
A hidroquinona é uma substância com efeito muito potente e, por isso, nociva à pele se usada sem prescrição, em grandes concentrações ou por muito tempo. As reações adversas incluem:
- Irritação da pele
- Dermatite de contato
- Piora da mancha (efeito rebote)
- Manchas esbranquiçadas por despigmentação
- Ocronose (descoloração azul-esbranquiçada)
Quem não pode usar a hidroquinona
Por seu alto potencial de efeitos colaterais, a hidroquinona não deve ser usada nos seguintes grupos:
- Grávidas
- Lactantes (mulheres que estão amamentando)
- Crianças
Além disso, Fabiana alerta que o uso de hidroquinona na pele negra deve ser feito com cautela, pois há maior risco de reações adversas.
Hidroquinona: preço
A pomada de hidroquinona, com 30 gramas, pode ser encontrada a partir de R$ 25 em farmácias online.
Fontes
- Fabiana Seidl, médica dermatologista (CRM RJ 5287852-9), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
- Cristiano Kakihara, médico dermatologista (CRM SP 113216), especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira
- Denise Steiner, médica dermatologista (CRM SP 36505), conselheira da Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Mônica Fialho, médica dermatologista (CRM RJ 52732630), membro da Academia Americana de Dermatologia e diretora da clínica Barra Skin (Rio de Janeiro)