Géssica Ortiz, nutricionista esportiva do Instituto Nutrindo Ideais, especializada em Nutrição Esportiva pela Universida...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Beber drinks ou cerveja durante uma confraternização é uma das formas de socializar com amigos ou familiares e pode ser bastante divertido. No entanto, o álcool gera diversos efeitos negativos no corpo e um deles é a famosa e indesejada ressaca.
Esse desconforto é comum depois que os efeitos do álcool passam e pode vir acompanhado de dor de cabeça, náusea e vômitos, dor de estômago, sonolência, sede e dificuldade de concentração. A boa notícia é que é possível evitar a ressaca a partir da alimentação. Sabia disso?
“É sempre importante durante festas e confraternizações intercalar as bebidas alcoólicas com água, comer bem antes de beber, escolher bebidas de qualidade, estabelecer limites de consumo e não beber de estômago vazio”, orienta Géssica Ortiz, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
Além disso, alguns grupos alimentares têm uma influência maior em como a pessoa vai se sentir depois de beber em excesso. Pensando nisso, o MinhaVida listou seis dicas para te ajudar a evitar ou a curar a ressaca. Confira!
1. Beba bastante água e bebidas isotônicas
Um dos maiores problemas causados pelo consumo excessivo de álcool é a desidratação, considerado um sintoma potencial da ressaca. Isso acontece porque o álcool estimula a diurese, ou seja, a produção de urina a níveis muito altos, mesmo com pouca ingestão de água.
Por conta disso, beber água, tanto durante quanto depois do consumo de bebidas, é uma forma de reduzir os impactos causados pela desidratação alcoólica, como sonolência, dores de cabeça e tontura.
A água de coco e bebidas isotônicas também exercem essa função. Além disso, ajudam a repor sais minerais perdidos durante o consumo de alcoólicos e a amenizar a sensação de mal-estar.
2. Aposte em frutas, saladas e sopas
De acordo com a nutricionista Fabiana Honda, incluir alimentos de fácil digestão no cardápio é importante para não "irritar" ainda mais o organismo. Por isso, frutas e vegetais são opções benéficas depois do consumo de bebidas alcoólicas.
Folhas de mostarda e brotos ajudam a desintoxicar o fígado. Dessa forma, no dia seguinte à bebedeira, essas verduras também são recomendadas para consumo. Além disso, segundo Géssica, alimentos ricos em eletrólitos, como banana e água de coco, também podem ser benéficos.
Para somar, as sopas são recomendadas em muitas situações de recuperação do corpo - e a ressaca é uma delas. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, esse grupo alimentar tem fácil digestão e é leve para o estômago, sendo uma excelente opção para quem bebeu demais.
3. Evite a cafeína
O café pode ajudar a aumentar o estado de alerta e minimizar temporariamente a sensação de embriaguez, mas não reverte os efeitos do álcool e nem acelera o processo de metabolismo, conforme explica Géssica. “A melhor maneira de lidar com a embriaguez é dar tempo ao corpo para metabolizar naturalmente o álcool”, esclarece.
Além disso, a cafeína deve ser evitada após um episódio de bebedeira, pois pode agravar ainda mais a ressaca. “O café e algumas bebidas energéticas podem piorar a desidratação, intensificando os sintomas”, afirma a nutricionista.
4. Evite alimentos gordurosos e apimentados
Alguns alimentos podem irritar ainda mais o estômago, piorando sintomas como enjôo, vômitos e dor abdominal. É o caso de alimentos gordurosos, fritos e apimentados.
Por isso, para quem quer saber como acabar com a ressaca, é válido ressaltar, mais uma vez, a importância de apostar em alimentos leves e ricos em vitaminas. Procure fazer saladas proteicas, com um mix de folhas e proteínas leves, como frango, atum e tofu, por exemplo.
5. Beba chás
Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira têm grande potencial para limpar o corpo das toxinas do álcool. Isso porque as ervas podem ajudar a renovar as células hepáticas, relevantes para o processo de desintoxicação no corpo.
Assim, consumir algum chá herbal também é uma alternativa que ajuda a evitar os efeitos da ressaca. “Chás de hortelã ou gengibre são reconfortantes para o estômago e são ótimas opções para os momentos de ressaca”, exemplifica Géssica.
6. Sucos de frutas também são ótimas opções
Os sucos, em geral, podem amenizar os efeitos da ressaca, pelos mesmos motivos da água: eles ajudam o indivíduo a se manter hidratado, evitando o mal-estar comum no dia posterior à bebedeira.
Além da hidratação, os carboidratos presentes nos sucos também costumam ser associados à manutenção dos níveis de glicose no sangue, que podem ser reduzidos pelo efeito do álcool.
Sucos ricos em vitaminas C e B, como de laranja ou de tomate, podem ajudar na recuperação, fornecendo nutrientes essenciais. “O mais importante, no entanto, é manter-se hidratado com água ao longo do dia para combater a desidratação causada pelo álcool”, finaliza Géssica.
Veja o vídeo com as dicas da nutricionista Roberta Stella, do Dieta e Saúde:
Como evitar ressaca
11 dicas para evitar a ressaca
Para acabar com a ressaca: mitos e verdades
Como o álcool age em cada parte do corpo