Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
O período menstrual já acabou e seus ovários estão trabalhando muito para garantir que na próxima semana você tenha um óvulo maduro que possa ser fecundado. Essa fertilização acontecerá nas tubas uterinas, que também são chamadas de trompas de Falópio.
De acordo com o ginecologista e obstetra Alberto d'Áuria da Maternidade Pro Matre Paulista, a partir do momento em que o óvulo for fecundado, passa a se chamar ovo. Quando o ovo descer pelas trompas, encontrará o útero já preenchido com a camada interna bastante espessa e vascularizada, característico de um endométrio de duas semanas de idade.
O endométrio é o tecido que reveste a parte interna do útero e sua espessura pode variar ao longo do seu ciclo menstrual e da concentração hormonal presente em sua corrente sanguínea. A espessura endometrial é uma característica importante durante a gestação, pois é no endométrio que acontece a implantação do embrião, que dará continuação ao seu ciclo gestacional.
Para isso, é preciso que esse tecido esteja saudável e espesso para receber a implantação do embrião. A espessura ideal do endométrio para a gestação pode variar entre 7 e 15 mm
Mulheres com endométrio com espessura inferior a 6 mm têm mais dificuldade para engravidar e nesses casos o médico pode receitar o uso de medicamentos hormonais para aumentar a produção de progesterona.