Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Agora podemos dizer que você está oficialmente grávida, enquanto apenas seu corpo estava grávido aguardando a fecundação. Nesta semana, tanto a fecundação quanto a nidação já aconteceram e o zigoto passa a ser um embrião.
"Se a sua última menstruação foi dia 02 de novembro, por exemplo, o esperado é que ela venha no dia 02 de dezembro. Se no dia 03 de dezembro sua menstruação estiver atrasada e você estiver grávida, você estará grávida de 4 semanas", explica o obstetra Alberto d'Áuria da Maternidade Pro Matre Paulista.
Será a partir dessa semana que você começará a desconfiar dos sintomas de gravidez, pois a ausência da menstruação ficará evidente. As mulheres que conhecem muito bem seu corpo já irão conseguir notar a presença de alguns sintomas que antes não existiam.
Esses sintomas são respostas do seu organismo para o aumento da produção do hormônio beta HCG. Se esse for o seu caso, talvez você já esteja sentindo maior sensibilidade nos seios, náuseas, instabilidade emocional e até mesmo um certo grau de irritabilidade.
De acordo com o especialista, durante esse período é normal você sentir rejeição ao cheiro do parceiro. Esse é um processo natural de todos os animais, inclusive em nós humanos, mas a tendência é melhorar nos próximos dias.
As roupas mais apertadas podem causar certo desconforto, mesmo ainda sem o crescimento da barriga. Alteração no apetite e sonolência aumentada em qualquer horário do dia também são situações que você pode esperar para essa semana.
Como melhorar o enjoo na gravidez
O enjoo é um dos sintomas que mais desagradam as mulheres, mas o especialista tem algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desconforto.
O recomendado é comer em quantidades menores e com maior frequência. O mesmo vale para os líquidos. "Quanto menos a mulher distender o estômago, menor vai ser o enjoo. Porque quanto maior a presença de líquido nele, mais sensação de vômito ela vai ter", diz.