Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Seu bebê
Durante a 9ª semana, seu bebê ainda é pequenininho e seu tamanho está entre 2 a 2,5 cm, pesando de 2 a 4 gramas. Seu tamanho é equivalente a uma cereja.
Com 9 semanas de gestação, o rosto do bebê já está mais desenvolvido o deixando com uma aparência mais humana. O coração já está bem formado e os músculos estão em desenvolvimento. Os genitais começam a se formar, porém ainda são indefinidos. O bebê já se mexe muito.
Esta etapa é um período crítico para o desenvolvimento dos braços e das pernas. As pernas aumentam de tamanho e os dedos começam a surgir. Enquanto isso, os braços ficam mais longos e começam a dobrar no cotovelo.
A estrutura básica das mãos está se formando também, com os dedos e o polegar. O fígado, a vesícula biliar, o baço e a glândula adrenal do seu bebê estão se desenvolvendo.
Nesse momento, o embrião tem um tamanho desproporcional. Sua cabeça é bem maior em relação ao seu corpo, assim como seus membros superiores são maiores que seus membros inferiores.
Sua gravidez
De acordo com a ginecologista e obstetra Ana Paula Aquino da Huntington Medicina Reprodutiva, sintomas como fadiga, sonolência, enjoo, náusea, tontura, sensação de desmaio, aumento da vontade de fazer xixi e corrimento vaginal esbranquiçado são normais durante esse período.
Você provavelmente já percebe seus seios maiores, mais pesados e sensíveis ao toque. Embora eles ainda aumentem um pouco mais até o fim da gestação, o desconforto causado pela sensibilidade tende a diminuir no final do quarto mês.
Ana Paula explica que você também poderá notar pequenos nódulos brancos nas aréolas (a parte de cor escura do seio). Essas glândulas, chamadas Tubérculos de Montgomery, produzirão óleos para manter os mamilos úmidos durante a amamentação.
Seu peso não vai diferir muito, embora algumas mulheres possam experimentar até perda de peso devido à náusea, que deve ser acompanhado junto ao seu médico. Sua barriga ainda não dá sinais claros de gestação, ela deve ficar mais firme quando o útero começar a inchar.
A produção placentária de estrógeno leva à proliferação de microvasculatura de toda a pele, conhecido como angiogênese. Devido aos altos níveis de progesterona pode ocorrer hiperpigmentação da pele devido ao aumento da melanina e causando manchas em rosto (melasma ou cloasma) e tornando a linha alba da barriga em linha nigra.
Cuidados
As mães podem apresentar problemas dentários durante a gravidez, pois durante esse período acontece uma alteração na saliva das gestantes. Os hormônios provocam cáries e sangramentos gengivais.
Sendo assim, é fundamental que você faça uma visita ao seu dentista, para que ele recomende a você os cuidados necessários e a periodicidade recomendada entre as consultas.