Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Apesar de parecer um pouco assustador à primeira vista, o curvador de cílios, mais conhecido como curvex, é uma das ferramentas mais utilizadas pelos maquiadores e amantes da maquiagem.
O principal objetivo do aparato é aumentar a curvatura dos cílios, separando os fios e criando um efeito que faz com que eles pareçam maiores do que realmente são.
Como usar curvex
- Primeiro passo: Posicionar o aparelho próximo à raiz dos cílios
- Segundo passo: Apertar bem o curvex por alguns segundos
- Terceiro passo: Soltar o aparelho
- Quarto passo: Aplicar o rímel.
"Para que os cílios não fiquem marcados, é indicado subir o curvex por toda extensão, apertando levemente até as pontas", explica Bell Marçal, instrutora de maquiagem do Instituto Embelleze.
O curvex deve sempre ser aplicado com os cílios limpos, antes da aplicação da maquiagem. A borracha que reveste o aparelho deve ser sempre higienizada e ter a qualidade mantida, para que não haja a possibilidade de arrancar os fios.
Tipos de curvex
Há três tipos de curvex mais populares no mercado, que podem proporcionar efeitos diferentes. De acordo com Bell Marçal, cada tipo de aparelho exige uma técnica de aplicação única.
Curvex de metal: O uso do curvex em metal deve ser feito de forma cuidadosa, para não beliscar a pele, causando machucados.
Curvex de plástico: Bell explica que essa opção é a mais segura, pois diminui o risco de machucados, sendo mais indicado para quem ainda não possui muita experiência com o aparelho.
Curvex térmico: Funciona à base de pilha e o calor é utilizado para curvar o cílios, como um "babyliss". Ele é perfeito para curvar cílios mais curtos ou retos. Deve ser usado com muito cuidado e por pessoas mais experientes, pois o mau uso pode acarretar em queimaduras leves na pele.
Curvex: preço
O preço do curvex varia de acordo com a marca e o tipo de material. Normalmente, ele pode ser encontrado por valores que vão de R$ 8,00 a R$ 33,00.
Há algum risco do curvex arrancar ou quebrar os cílios?
Assim como qualquer apetrecho de beleza, os perigos do curvex só existem se ele não for utilizado de forma devida. Bell Marçal explica que o curvex precisa ser higienizado antes do uso, para não perpetuar bactérias.
Além disso, é preciso se atentar na hora de apertar o aparelho nos cílios, tomando cuidado para que as pálpebras não sejam beliscadas.
Michele Haikal, médica dermatologista, explica que o maior risco está no uso do curvex térmico. "Existem glândulas locais que podem inflamar, por isso é preferível só utilizá-lo de vez em quando, mantendo distância das pálpebras", finaliza a especialista.
Referências
Bell Marçal, instrutora do curso de maquiagem da unidade Campo Grande do Instituto Embelleze
Michele Haikal, médica dermatologista, CRM SP-111164