Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Relacionamentos amorosos passam por diversas fases e transições. E uma das mais definitivas acontece quando se escolhe morar junto. Entretanto, por mais que conviver com alguém diariamente seja romântico, nem sempre os detalhes da rotina podem trazer benefícios para o casal.
Um exemplo disso é dormir na mesma cama. Rotinas diferentes e comportamentos noturnos podem gerar conflitos na hora de descansar. Para driblar esse estresse, o site The Sleep Doctor, especializado em saúde do sono, recomenda que os casais durmam em cômodos diferentes.
Veja a seguir as vantagens de dormir em quartos separados, de acordo com o The Sleep Doctor:
1. Rotinas não conflitantes
É muito comum que os casais tenham rotinas opostas. Enquanto alguns precisam acordar cedo para trabalhar, outros podem manter atividades profissionais de madrugada.
De acordo com os pesquisadores, isto pode gerar diversos conflitos, já que a incompatibilidade de horários impacta negativamente na saúde física e emocional dos cônjuges.
Ter o sono interrompido reduz o bem-estar, o que aumenta a possibilidade de discussões acontecerem. Dormindo em quartos separados, o problema deixa de existir, já que cada um pode manter seus costumes sem prejudicar as particularidades do outro.
2. Sono contínuo
Diversas pessoas se mexem e roncam excessivamente durante o sono. E para quem está na mesma cama, esta pode ser uma situação bastante desconfortável. Acordar frequentemente no sono pode causar insônia e até mesmo desregular os hormônios do corpo, aumentando os níveis de estresse durante o dia.
Caso você ou seu parceiro passe por isso, é melhor deixar o romantismo de lado e apostar no descanso em quartos separados. Desta forma, você mantém a qualidade do seu sono enquanto o outro busca tratamento para dormir melhor.
3. Maior qualidade de sono
Para quem compartilha uma cama pequena, dormir pode se tornar um desafio diário. Além disso, existem outros fatores que reduzem a qualidade do sono, como a temperatura e a claridade no quarto.
Alguns casais optam por dormir de janelas abertas, outros preferem a escuridão total. De qualquer forma, pode ser difícil chegar a um consenso nestes casos. Portanto, dormir separado significa que cada um irá descansar melhor, já que poderão escolher suas preferências.
4. Menos brigas desnecessárias
Querer descansar e ser privado do sono por conta de barulho ou luminosidade pode ser frustrante. Entretanto, esta é uma situação comum, já que assistir televisão no quarto e mexer no celular na cama são hábitos rotineiros.
Portanto, além de deixar todos felizes com suas necessidades, dormir separado evita brigas por motivos pequenos. Para casais que têm filhos, adotar essa tática também pode ajudar, já que muitos pais discutem frequentemente sobre querer que os pequenos durmam com eles.
Como equilibrar necessidades sem dormir separado
Caso você não queira abrir mão de dividir a mesma cama com quem ama, é necessário encontrar um meio termo entre as necessidades de cada um.
"Caso você goste de ler de madrugada e seu cônjuge prefira ter todas as luzes apagadas às dez da noite, o primeiro passo é eliminar os comportamentos extremos e inconvenientes dentro do quarto", indica Michael Breus, especialista em distúrbios do sono e autor do site The Sleep Doctor.
Michael exemplifica: caso você goste de acordar muito cedo, certifique-se de que você não irá se arrumar e checar os e-mails dentro do quarto. Agora, se você for uma pessoa da madrugada, tente começar a ler livros ou assistir filmes horas antes de dormir. Dessa forma, todos podem descansar em harmonia.
Como melhorar a qualidade do sono
Além de entrar em um acordo com o(a) parceiro(a), outras atitudes podem fazer o casal dormir melhor: "De preferência, tire os aparelhos eletrônicos do quarto. Televisões, computadores e celulares não devem permanecer ligados durante a noite", orienta Michael.
Para o especialista, as luzes que estes objetos emitem são capazes de interromper o sono, fazendo com que o cérebro não descanse. Outras dicas importantes para potencializar a qualidade do sono são:
- Ter um bom colchão
- Ter um travesseiro que te agrade
- Dormir em um ambiente escuro
- Manter a temperatura do quarto amena
- Dormir em um ambiente higienizado
É importante lembrar que estas mudanças não irão acontecer repentinamente. É preciso ter paciência, pois dormir bem a dois é um processo contínuo. Portanto, pratique a higiene do sono e comece a prestar atenção nos problemas que prejudicam seu repouso, para que você não precise passar por um "divórcio na cama".
Higiene do sono
Conheça os prós e contras de cada posição para dormir
10 dicas que combatem a insônia e ajudam a dormir melhor
Oito benefícios do sono para a saúde