Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Seu bebê
Com 19 semanas o tamanho do seu bebê é equivalente a uma manga grande. Seu tamanho em relação a semana passada não altera. Sendo assim, ele tem cerca de 13 centímetros e pesa em torno de 140 gramas.
Você já está na metade da gestação e seu bebê já se mexe bastante. Se você ainda não conseguiu sentí-lo, a hora é agora.
Seu rostinho já está mais formado e com isso sua fisionomia já vai ficando definida. Suas pernas cresceram e já são maiores que seus bracinhos, deixando o corpo mais proporcional.
Os rins do seu bebê continuam produzindo urina, as papilas começavam a se formar na língua e as células nervosas aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas.
Os minúsculos ossos do ouvido interno estão ficando mais rígidos, portanto mais fortes, e isso faz com que ele consiga ouvir com mais nitidez. Sua audição ficará cada vez melhor.
O pulmão está crescendo cada vez mais e ele consegue fazer os movimentos respiratórios, para quando ele abrir após o nascimento.
Se for uma menina, ela já está com seu sistema reprodutivo estabelecido. Sendo assim, útero e trompas já estão presentes, assim como 6 milhões de óvulos primitivos no ovário. Após o nascimento, essa quantidade será reduzida para 1 milhão.
O cérebro exerce um papel fundamental nessa fase, pois está desenvolvendo os sentidos (paladar, tato, olfato, audição e visão). Durante essa semana, o sistema nervoso terminará seu desenvolvimento.
Sua gravidez
Você certamente já percebeu um aumento de peso até aqui. Isso é porque seu bebê cresceu bastante e também ganhou peso.
Com isso, você pode sentir um pouco de dor na coluna pois seu centro de gravidade mudou. A obstetra Mariana Rosário explica que, conforme a barriga vai crescendo, ele vai indo para trás e isso causa a dor.
As massagens são recomendadas para aliviar o desconforto. Caso o nível de dor esteja elevado, converse com seu médico para avaliar e entender o melhor tratamento com analgesia.