Além dos sintomas mais comuns causados pelo novo coronavírus, como tosse, falta de ar e febre, novas pesquisas indicam que os pacientes diagnosticados com a COVID-19 podem sofrer com alguns problemas no sistema neurológico.
Um estudo promovido pelos pesquisadores do Hospital da Huazhong University of Science and Technology, na província de Wuhan, na China, analisou o quadro de 214 pacientes e chegou à conclusão de que 36,4% deles teve algum sintoma neurológico associado.
Sintomas neurológicos do coronavírus
De acordo com a análise, sintomas relacionados ao sistema nervoso periférico, como neuralgias e perda do paladar e olfato. Já em 53 infectados dos 214 apresentaram sintomas relacionados ao sistema nervoso central, sendo eles:
- Tontura
- Dor de cabeça
- Vertigem
- AVC/isquemia cerebral
- Convulsão
- Sonolência
Desdobramentos no sistema neurológico relacionados aos músculos esqueléticos também foram identificados em 23 casos, incluindo mialgia e dor muscular. Ademais, alguns pacientes também denotavam dificuldade de coordenação muscular.
Apesar dos resultados preliminares, o estudo chama a atenção dos profissionais de saúde para a necessidade de investigação mais aprofundada nos efeitos da COVID-19 no sistema neurológico.
Portanto, é recomendado atentar-se a esses sinais quando associados a um quadro gripal, comum dentro dos primeiros sinais de coronavírus.
Outros sintomas de coronavírus
Alguns estudos também alertam para a possibilidade de outros sintomas provocados pela COVID-19, como um publicado pela na revista acadêmica JAMA Ophthalmology.
O artigo em questão discorre sobre possíveis sintomas oculares do novo coronavírus, como irritação nos olhos e conjuntivite. Um artigo publicado no "New England Journal of Medicine" também destaca a presença de secreção ocular entre 29 de 30 casos analisados
Por dentro do coronavírus
5 sintomas que NÃO são de coronavírus
Como se transmite coronavírus: 4 situações para ter atenção
Descubra 15 maneiras de se proteger contra o coronavírus