Redatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Versátil e saborosa, a carne de frango é uma das principais opções dos brasileiros na cozinha. A proteína também é querida por quem escolhe um estilo de vida mais saudável, já que é uma opção mais magra comparada à carne vermelha, uma vez que possui um nível menor de gordura saturada.
Além de ser mais leve, o frango é fonte nutrientes essenciais para o organismo como ferro e as vitaminas do complexo B, caso da B3 e B12, importantes para prevenção de anemia e fraqueza muscular, e melhora do sistema nervoso e circulatório. A ave ainda ajuda na manutenção de aminoácidos responsáveis pela formação da proteína e reparação dos músculos do corpo.
Com tantos benefícios, fica evidente porque o frango é tão querido pela população. Mas você sabia que as carnes de frango não são iguais entre si? Veja abaixo o que considerar para escolher a melhor opção para a sua saúde!
O que considerar antes de escolher o frango?
Origem: saber a origem dos seus alimentos é uma maneira de garantir uma alimentação mais saudável, balanceada e que segue os princípios estabelecidos por você mesmo. Por isso, atualmente, algumas marcas têm estado cada vez mais comprometidas com essa transparência e disponibilizam a origem de criação do frango.
Quando você identifica de onde o animal está vindo é possível saber se as famílias granjeiras têm o certificado Certified Humane Brasil, pois isso significa que a ave é criada por produtores que atendem exigências de bem-estar animal. Além deste, também é possível procurar pela identificação da World Quality Services. A entidade é responsável pela regulamentação das exigências de segurança e qualidade alimentar internacionais.
Criação: um ambiente mais agradável para os animais deve considerar granjas mais espaçosas para que as aves possam manter seu comportamento natural, bem como ter iluminação adequada para que os frangos possam repousar por mais tempo de forma tranquila.
Alimentação: entre os fatores que são essenciais para que o frango seja melhor para você está, sem dúvidas, a alimentação da ave. Por esse motivo, desde 2004 a legislação brasileira proíbe o uso de hormônios na criação de frangos.
Congelamento: antes de levar seu produto para casa, verifique também as questões de armazenamento e higiene do mercado/açougue à fim de não ter risco de contaminação.
Todos os pontos de atenção antes de comprar a carne de frango farão com que você adquira um alimento mais saudável e que preserva ao máximo as características nutricionais da ave.