Médica dermatologista formada em clínica médica pela UERJ e em dermatologia pelo Instituto de dermatologia Prof. Rubem D...
iRedatora das editorias de beleza, família e alimentação.
Seu cabelo é mais ressecado e, mesmo com uma rotina de cuidados, usando diversos produtos específicos para o seu fio, você ainda não vê resultado? Talvez esteja na hora de repensar não só a hidratação, mas também o seu processo de lavagem.
Uma técnica chamada co-wash tem a proposta justamente de fazer uma limpeza que também hidrate os fios, principalmente dos cabelos cacheados, crespos, alisados ou com químicas de descoloração, que são os que possuem uma estrutura mais ressecada.
Se você se enquadra nesse perfil e quer entender como lavar o cabelo usando somente o condicionador, confira abaixo mais sobre co-wash:
O que é co-wash?
Segundo a dermatologista Fabiana Seidl, essa técnica de lavagem hidratante utiliza somente condicionadores ou cremes de limpeza que não contenham sulfato, pois essa substância presente nos shampoos deixam os fios mais ressecados.
"Dependendo da formulação do shampoo, pode acabar eliminando a oleosidade completa do fio. Isso resseca demais a haste capilar devido a limpeza agressiva", explica a dermatologista da clínica Dr André Braz, Laís Leonor.
Como fazer?
O cabeleireiro Jonatas Leitão ensina o passo a passo para o co-wash:
1.Com o cabelo molhado e ainda sujo, divida suas mechas
2.Coloque o produto no couro cabeludo massageando com as pontas dos dedos (diferentemente do shampoo, que normalmente se passa, esfrega e enxágua, o co-wash é feito através da massagem capilar por alguns minutos)
3.No comprimento e pontas, é necessário aplicar mais produto e massagear de cima pra baixo para desembaraçar os fios
4.Enxágue massageando ainda mais. É necessário passar um condicionador normalmente após esse processo para finalizar a lavagem.
"Intercale com o shampoo tradicional (que possua sulfatos), porém a frequência do co-wash depende de como os cabelos vão se adaptar a essa técnica. Também é interessante fazer uso de shampoo anti resíduos a cada 15 dias, principalmente para as pessoas que fazem muito uso de óleos e produtos com silicone nos fios", acrescenta Fabiana.
É importante ressaltar que não é qualquer condicionador que pode ser usado nessa técnica. A dermatologista recomenda que o ideal é comprar produtos específicos, que não possuam silicone ou petrolatos e que tenham agentes de limpeza menos agressivos, como a cocobetaína.
É possível encontrar produtos para co-wash de diversas marcas, geralmente nomeados como cremes de limpeza.
Quais são os benefícios?
O cabeleireiro Jonatas lista os principais benefícios dessa técnica de lavagem para os fios:
- Melhora a saúde dos fios
- Equilibra o pH
- Aumenta a nutrição do cabelo
- Diminui a agressa?o aos fios
- Atenua o desbotamento dos pigmentos da cor
"O grande benefício é poder aumentar a frequência da lavagem dos cabelos sem causar danos em cabelos ressecados. Existem formulações ricas em óleo de macadâmia, livres de sulfato, parabeno e petrolato que podem ser usados direto no couro cabeludo", afirma a dermatologista Laís.
Contraindicação
A dermatologista afirma que o co-wash é contraindicado para os cabelos de raiz oleosa, mesmo se tiver pontas secas, pois o condicionador na raiz pode aumentar ainda mais a oleosidade.
"Atenção para produtos com a composição petrolatum, como vaselina, silicone, parafinas, ceras ou óleos vegetais. Se forem aplicados no couro cabeludo, vão obstruir o folículo, predispondo a um quadro de dermatite seborreica", completa Laís.