Dermatologista, é membro efetivo e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), coordenadora m...
iCabelos brancos! Um dia todos irão ter, mas a chamada canície pode em alguns casos ocorrer precocemente, ou seja, não está sujeita necessariamente ao decorrer dos anos.
Em geral, os cabelos brancos aparecem a partir dos 35 anos de idade nos caucasianos, variam entre 45 a 55 anos nos orientais e depois dos 55 anos nos negros.
O começo do cabelo branco é um processo causado pela redução da produção de melanina, que é o pigmento responsável pela cor dos cabelos e da pele. Esta perda costuma ser gradativa na maior parte das pessoas com o início do envelhecimento.
Ainda sem uma condição homogênea, isto é, sem se manifestar de modo uniforme em toda a extensão da cabeça, vão surgindo progressivamente os fios grisalhos, embranquecidos. E, quando essa produção acaba, o fio cresce por fim completamente branco.
Cabelos brancos em jovens
No entanto, existem determinados fatores que são decisivos para o aparecimento precoce deles. Entre os quais, na maioria das vezes, encontra-se a predisposição genética, porque há uma modificação no gene IRF4, responsável por regular a formação de melanina. Então, se um dos pais ou os dois desenvolveram cabelos brancos antes do tempo, provavelmente os filhos vão apresentar o mesmo quadro.
Entretanto, a herança genética pode também não ser o único fator. A princípio o fio branco é algo natural, que não está acompanhado de alguma condição agravante e prejudicial da saúde do indivíduo e sim associada ao envelhecimento do organismo.
Mas outros aspectos estão relacionados à canície e merecem bastante atenção, tais como: déficits nutricionais ou até mesmo doenças, com destaque para as mais frequentes, entre elas, a alopecia areata - queda dos fios pigmentados e que, portanto, se sobressaem os brancos, o vitiligo e as alterações da glândula tireóide.
Ainda há as patologias mais graves que podem favorecer cabelos brancos, como, por exemplo, câncer, diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e colesterol.
Pode arrancar fios brancos?
Outro ponto essencial a ser levantado nesta questão é que determinadas pessoas têm o hábito de arrancar os fios brancos, o que é totalmente desaconselhado.
Isso pode provocar um processo traumático que estimula a maturação do pêlo e a formação de uma nova célula. A consequência é que, ao puxar tanto o cabelo, acaba machucando o couro cabeludo e levando a morte precoce do folículo.
Como acabar com o cabelo branco
Os tratamentos para cabelos brancos normalmente só surtem resultado nos casos que acontecem por algum tipo de deficiência de vitamina, pois é possível repor a falta destes nutrientes no paciente.
Quando o caso está relacionado a certas doenças específicas, também se consegue deter o processo de embranquecimento. Medicamentos antioxidantes podem ser prescritos a fim de postergar o início da canície.
Saiba que cabelos brancos precoces de origem genética não oferecem qualquer risco à saúde, mas nas outras situações citadas é preciso investigar.
Busque um profissional médico especialista em dermatologia e tricologia para fazer exames e o diagnóstico do seu caso.