Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
Você sabia que quem tem Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica(DPOC) pode praticar atividade física de forma adaptada e moderada, pois ela ajuda na reabilitação pulmonar ou até mesmo a reduzir a falta de ar (dispneia) e melhorar a qualidade de vida¹?
Para entender melhor, a DPOC é reconhecida como uma doença que afeta todos os sistemas do corpo e se associa a outras doenças, incluindo a disfunção muscular dos membros (fraqueza muscular).
Como resultado, as atividades físicas ficam limitadas por causa da fadiga e, consequentemente, isso acaba resultando em sedentarismo, o que é um risco para essas pessoas¹𑁦².
No entanto, antes de começar a praticar uma atividade física, consulte seu médico. As avaliações individualizadas da saúde respiratória e de outras comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, são fundamentais antes de começar a se exercitar.
Nesse contexto, é indispensável uma boa conversa com o médico, que será capaz de avaliar se a opção escolhida condiz com o potencial de saúde do praticante¹.
Vale reforçar que, além da prática física, outros fatores como a vacinação e o distanciamento do cigarro também estão associados ao tratamento farmacológico da DPOC.
É importante seguir as orientações dos profissionais de saúde para evitar problemas, prestando atenção principalmente na respiração e na intensidade e frequência dos exercícios¹.
Portanto, a necessidade de cuidados específicos e orientação para atividades físicas adaptadas pode ser um diferencial para quem tem DPOC. Essas práticas de promoção da saúde e do bem-estar devem seguir critérios bem definidos antes de qualquer execução, já que a pessoa com DPOC tem aspectos particulares que devem ser observados¹.
Referências
1. PROBST, V. et al. Effects of 2 Exercise Training Programs on Physical Activity in Daily Life in Patients With COPD. Respir Care, 56(11): 1799-1807, 2011.
2. RIBEIRO, F. et al. Should all patients with COPD be exercise trained? J Appl. Physiol., 114(9): 1300-1308, 2013.