Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O shampoo em barra é um produto sólido, geralmente feito de forma ecológica e artesanal, pois são usados ingredientes naturais em sua formulação. Ele aparentemente lembra um sabonete, mas tem como intuito substituir os tradicionais shampoos líquidos.
O shampoo em barra tem como função principal limpar os fios. No entanto, seu grande diferencial é que ele dispensa o uso de frascos e embalagens de plástico, além de ter uma composição mais natural. Isso faz com que gere menos lixo e resíduos químicos, consequentemente, ajudando o meio ambiente.
Benefícios do shampoo em barra
- Maior concentração de extratos naturais
- Livre de química
- Ecológico
- Prático, pois cabe em qualquer bolsa
- Dificilmente causa alergia.
Segundo a dermatologista Carla Nogueira, o shampoo sólido possui menor quantidade de química necessária para se fazer o produto. "Dessa forma, reduz a quantidade de derivados de petróleo, aromas e conservantes sintéticos presentes nos produtos industrializados", afirma a especialista da clínica Mais Cabello.
O produto também apresenta concentrações maiores de extratos naturais, quando comparado com o shampoo líquido industrializado. E além de ser muito benéfico para a saúde dos fios, também possui facilidade para em transportá-lo, podendo ser levado na bolsa ou mala de viagem sem ocupar tanto espaço.
Diferença do shampoo líquido e shampoo em barra
A dermatologista Carla nogueira explica que os shampoos líquidos são desvantajosos quando comparados com o sólido. "Os industrializados líquidos são produzidos em larga escala e precisam de muitos produtos químicos para a estabilização do produto, além de muitos conservantes, corantes e aromas artificiais para que as pessoas consigam utilizá-lo por um longo período de tempo", esclarece.
Outro ponto negativo do shampoo líquido é o prejuízo que causa para meio ambiente. Pense que quando usado durante o banho, seus resíduos saem pelo ralo e intoxicam a água e o solo. Além disso, as embalagens plásticas são descartadas, muitas vezes, sem a preocupação de reciclagem.
Diferentemente disso, os shampoos em barra tentam o máximo possível trazer mais benefícios do que malefícios tanto esteticamente quanto para o planeta. "São produzidos com matérias primas naturais e óleos essenciais, sendo mais facilmente degradados pelo meio ambiente", pondera a dermatologista.
Durabilidade do shampoo em barra
A durabilidade do shampoo em barra depende muito de um uso correto do produto. No geral, uma barra pequena de até 100 gramas pode durar até 40 lavagens.
"Geralmente oriento o uso de saboneteira com furos para evitar o acúmulo de água e a dissolução do shampoo, e oriento o corte em pelo menos três partes menores para que o produto dure mais", recomenda Carla Nogueira.
Como lavar o cabelo com shampoo em barra
O ideal é sempre higienizar primeiro o couro cabeludo. "Molhe abundantemente o couro cabeludo e divida o cabelo em áreas para você consiga esfregar a barra de shampoo na cabeça, podendo ir desde a implantação dos cabelos, na testa, até a nuca", ensina a dermatologista.
Depois de passar o produto sobre o couro, vá massageando a cabeça em movimentos circulares com as pontas dos dedos. Conforme for criando espuma, utilize-a para lavar o restante do comprimento dos fios. Em seguida, é só enxaguar.
A dermatologista Carla Nogueira indica o uso de condicionadores e máscaras da sua preferência e para o seu tipo de cabelo.
Shampoo em barra resseca os fios?
Por ser um shampoo sólido, muitas pessoas acreditam que ele pode ressecar os fios e até mesmo danificá-los. Mas a verdade é que a forma física do produto não é capaz de indicar se resseca ou não o cabelo e sim os ingredientes presentes na composição.
"Os shampoos em barra não ressecam só por serem sólidos. Existem shampoos em barra para cabelos oleosos e secos, possuindo extratos específicos para cada tipo de couro cabeludo. Os shampoos líquidos, por exemplo, nem sempre são suaves aos fios, pela concentração excessiva de sabões que pode existir em muitos deles", ressalta a especialista.
Como fazer shampoo em barra
O shampoo em barra pode ser encontrado em e-commerces, feiras artesanais, ateliês e lojas de produtos naturais. Mas o melhor de tudo é que você pode fazer em casa com ingredientes naturais. Veja o passo a passo ensinado pela dermatologista Carla Nogueira.
- 1 folha de babosa
- 1 colher de sopa de alecrim
- 1/2 quilo de sabão de glicerina
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 150 ml de água filtrada
- 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces.
Como fazer: Bata no liquidificador a água, o extrato da babosa e o alecrim. Depois, coloque em banho maria junto com a glicerina, o suco de limão e óleo de amêndoas. Deixe ferver até tudo ficar bem homogêneo.
Em seguida, basta despejar em uma forma retangular e esperar esfriar. Corte em pedaços retangulares e pronto.