É muito comum pensar que, para ter um rosto bem tonificado e uma pele com aparência mais saudável e firme, é preciso passar por procedimentos como lifting, botox, laser ou utilizar cosméticos importados e afins.
Porém, com alguns movimentos simples, os exercícios da yoga facial podem ser muito benéficos para a reabilitação da pele quando feitos corretamente. Um estudo de 2018 publicado na revista científica JAMA-Dermatology atestou a eficácia desse método como alternativa para o rejuvenescimento do rosto.
Acessível e não invasiva, a prática é composta por exercícios variados que ativam a musculatura da face e pescoço, relaxando pontos de tensão propensos a rugas. Além disso, ela também utiliza a respiração típica da yoga, que auxilia no relaxamento corporal.
Benefícios da yoga facial
A yoga facial trabalha os 57 músculos do rosto e pescoço, prevenindo rugas, marcas de expressão e flacidez, conferindo um aspecto mais relaxado, jovial e tonificado à pele. A circulação sanguínea, que leva nutrientes para a pele, e a linfática, que retira toxinas do organismo e drena possíveis excessos de líquido, também são favorecidas pela técnica.
Funcionando como uma conscientização e harmonização da face, a yoga facial não tem uma "receita", de acordo com a fonoaudióloga Alessandra Scavone, criadora da técnica MASC Facial.
"Para cada região, temos vários exercícios específicos, com quantidades de séries e segundos diferentes, pois cada músculo tem a sua própria necessidade. Então, se a pessoa realiza menos do que o recomendado, não terá benefícios e, se realiza mais do que o recomendado, poderá ter fadiga muscular", afirma.
Scavone explica que os músculos trabalhados na yoga facial são muito menores e mais delicados do que os do corpo, portanto, é natural que necessitem de menos tempo para conseguir a firmeza e tonificação desejadas. Mas isso não quer dizer que os exercícios devam ser feitos com menor regularidade.
"Assim como seu corpo precisa de atividade regular para ficar firme e tonificado, os músculos do rosto e pescoço também devem ser exercitados com essa mesma finalidade", ressalta a especialista.
Regularidade e variação de exercícios
Alessandra também alerta para a necessidade de variar os exercícios da prática, pois, se forem sempre os mesmos, o músculo se acostuma e não se vê resultados. Por essa razão, ela indica um programa de 10 minutos de yoga facial, realizado regularmente, com uma série diferente de exercícios a cada dia, para que os resultados possam perdurar pelo resto da vida.
A especialista acrescenta ainda que é muito importante que se pegue o hábito da prática e não fique sem realizar a yoga facial por um intervalo de dias muito grande. "Quem não faz exercício físico, ou para de fazer por um período, fica com os músculos atrofiados. O mesmo acontece com a musculatura da face. Se ela não é trabalhada, perde a tonificação, prejudicando a sustentação da pele", diz.
Yoga facial em casa
Outra vantagem do método é que ele pode ser aplicado em casa, desde que seja previamente indicado e orientado por um profissional da área. Apenas um especialista pode determinar detalhes como: série de exercícios; tempo correto de cada prática; número certo de repetições; e movimentos apropriados para cada rosto - a fim de evitar exercícios que causem rugas.
"É muito importante que o cliente busque, pelo menos uma vez, um profissional capacitado em yoga facial, que tenha real conhecimento da musculatura da face e do pescoço. Tendo os exercícios estruturados por um especialista, a pessoa sabe o que fazer em cada dia da semana e quanto exercitar cada músculo", esclarece.
Como fazer yoga facial
O yoga facial ativa a musculatura do rosto, portanto, não necessita de nenhum aparelho especial. "O instrumento é o próprio músculo. Podem ser usados outros materiais, mas estes seriam complementos. Utilizar um óleo ou creme antes da prática é interessante", afirma a fonoaudióloga.
A seguir, a especialista Alessandra Scavone mostra alguns exercícios básicos para quem deseja começar a praticar yoga facial em casa:
Pescoço
Neck Roll
Comece olhando para frente. Vire a cabeça para a direita, de modo que ela esteja alinhada com o seu ombro direito e, em seguida, incline a cabeça para trás. Segure de 6 a 8 segundos. Volte a cabeça à posição normal.
Em seguida, vire a cabeça para a esquerda, alinhada com o seu ombro esquerdo. Incline a cabeça para trás e mantenha de 6 a 8 segundos. Repita 3 vezes para cada lado. Esse exercício reafirma e tonifica os músculos da região, melhorando as linhas e rugas na lateral do pescoço.
Tonificar o pescoço
Incline sua cabeça para trás e projete seus lábios para fora, ou sua mandíbula, o quanto for possível. Coloque a mão em sua clavícula. Mantenha a posição por 4 respirações profundas.
É ideal para exercitar o músculo da frente do pescoço, o que ajuda a reduzir linhas e rugas nessa área. Também tonifica a mandíbula inferior, o que ajuda a firmar essa região e reduzir a flacidez da pele.
Papada
Empurre o queixo para baixo sobre o topo dos dedos e apoie o cotovelo com a outra mão, como se o seu olhar se dirigisse para baixo e a sua mão levasse o seu rosto para cima. Segure por três respirações profundas.
Em seguida, usando o topo dos dedos de ambas as mãos, bata delicadamente na "papada", alternando entre cada mão durante 15 segundos.
Boca
Beijar o céu (Marilyn Monroe)
Incline a cabeça para trás suavemente e "beije" o céu 10 vezes. Faça o som do beijo. Então, relaxe o rosto e respire fundo. Após expirar, imagine que você está soprando uma vela, empurrando os lábios para fora levemente. Relaxe e faça isso mais duas vezes. Este exercício vai "preencher" e firmar os lábios; também é indicado para firmar a linha mandibular e o pescoço.
Bochechas
Trompetista
Infle suas bochechas e também seus lábios superior e inferior, como se sua boca estivesse cheia de água, fechando seus lábios firmemente. Coloque as mãos nos lábios para que, ao iniciar o exercício, não faça rugas. Comece a respirar através de seu nariz
Em seguida, comece a transferir o ar de um lado ao outro da bochecha. Faça isso por trinta segundos. Essa técnica vai levantar e tonificar os músculos para firmar as bochechas e, portanto, reduzir linhas e rugas.
Olhos
Face Watch
Mantenha sua cabeça relaxada e olhe para um ponto na sua frente. Coloque a sua mão inteira na testa. Em seguida, sem mover a cabeça, pescoço ou rosto mexa seus olhos para o lado direito, depois de volta ao centro e então mexa os olhos para a esquerda.
Por fim, mova seus olhos de volta para centro e olhe para o teto. Faça isso também olhando para baixo, como se mirasse o chão. Com cuidado, feche seus olhos por cinco segundos e repita mais uma vez.
O "V"
Coloque ambos os dedos médios juntos entre as sobrancelhas. Em seguida, faça pressão nos cantos externos dos olhos com os dedos indicadores. Olhe para cima e comece a "quase" fechar os olhos. Sinta suas pálpebras inferiores moverem-se para cima o quanto você puder. Relaxe e repita mais seis vezes.
Para terminar, aperte os olhos fechados por dez segundos, abra-os e relaxe. Este exercício é indicado para reduzir bolsas sob os olhos e tonificar os músculos ao redor dos olhos.
Sobrancelhas
Coloque os dedos indicadores nas bordas exteriores da sua sobrancelha. Abra seus olhos amplamente e puxe as sobrancelhas para longe uma da outra, criando tensão entre as duas. Mantenha a posição por dez segundos e repita mais duas vezes.
Em seguida, coloque os dedos indicador e médio entre as sobrancelhas e "estique" para fora. Para dar um lift, "belisque" as sobrancelhas de dentro para fora três vezes e mantenha a posição por 10 segundos. Este exercício reduz linhas entre as sobrancelhas, alivia a tensão e firma a testa.