Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Um estudo comandado por psicólogos da Universidade de Nicósia, no Chipre, em parceria com cientistas chineses, analisou a vida amorosa de centenas de casais, identificando mais de 78 dificuldades românticas e sexuais enfrentadas pelos pares. A pesquisa foi publicada na revista científica ResearchGate.
A análise contou com a participação de 1.099 voluntários que, independentemente do gênero, apresentaram respostas semelhantes após questionados sobre os motivos de terem diminuído a atividade sexual. De acordo com os dados divulgados, os homens foram os que mais admitiram terem dificuldade em investir no relacionamento e se manterem fiéis.
Entre os motivos citados pelos participantes está a falta de tempo, devido a longas jornadas de trabalho, seguida por "sexo ruim" - motivo citado, principalmente, pelas mulheres. Além disso, cerca de 41% das pessoas apontaram três ou mais fatores como os responsáveis pela falta de sexo na relação.
Através da análise das respostas, os cientistas conseguiram identificar as dez principais causas descritas pelas pessoas como empecilhos em seus relacionamentos para manter a vida sexual ativa. Confira o ranking:
- 1º lugar: Falta de entusiasmo
- 2º lugar: Falta de tempo e espaço
- 3º lugar: Longas horas de trabalho
- 4º lugar: Sexo ruim
- 5º lugar: Infidelidade e abuso
- 6º lugar: Problemas de identidade
- 7º lugar: Incompatibilidade
- 8º lugar: Filhos
- 9º lugar: Falta de esforço
- 10º lugar: Não monogâmico
Quando a falta de sexo é um problema?
A psicóloga Raquel Baldo explica que, quando falamos de sexo, normalmente estamos falando de desejo, que é uma expressão vital muito importante na vida de qualquer ser humano, sendo base para uma vida construtiva e de bem-estar.
"Existem muitas razões ou motivos para explicar a ausência de desejo sexual numa relação ou em uma pessoa e estas razões podem ser conscientes ou não. Por isso, se prender a técnicas ou tabus muitas vezes não ajuda, angustiando mais ainda a pessoa ou o casal, por não conseguirem mudar", conta.
De acordo com a especialista, saber qual é a origem da dificuldade na vida sexual ajuda o indivíduo e o casal a lidar de uma forma mais adequada e confortável até encontrarem uma solução. Quanto antes descobrirem o que e/ou quando ocorre, maior a chance de uma vida sexual saudável e prazerosa a dois.
Entenda mais sobre o impacto do sexo na relação amorosa.
Relacionamento e sexo
8 coisas que acontecem com seu corpo quando para de fazer sexo
O que é libido: veja como driblar a falta de desejo na cama
11 razões que explicam por que sua vida sexual não está boa