Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
A gravidez traz com ela muitas dúvidas e receios. Quando o assunto é volante e direção, as interrogações não ficam atrás, principalmente com avanço do período gestacional e da barriga ficando cada vez mais proeminente.
Veja o que os especialistas têm a dizer sobre os cuidados da grávida ao volante e quais recomendações e boas práticas ter na condução.
Grávida pode dirigir durante o período gestacional?
Ainda que não exista nenhuma lei proibindo a grávida de dirigir, existem algumas considerações que são importantes e indispensáveis na hora de manter a segurança da gestante e do bebê.
O obstetra Alberto d'Áuria, da Maternidade Pro Matre Paulista, alerta para um tipo de acidente que se repete durante o período gestacional, ocasionado por causa da diminuição dos reflexos, que é a colisão do automóvel com a traseira do carro da frente.
"O cérebro da grávida está totalmente encharcado com água em decorrência da quantidade de progesterona que ela fabrica. E o cérebro encharcado de água reduz a velocidade de resposta dos reflexos", diz o médico.
A grávida também pode sentir bastante desconforto ao volante, principalmente no último trimestre da gravidez, por conta do abdômen já protuberante.
Quando não dirigir se você está grávida
Dirigir em viagens muito longas durante a gravidez também não é recomendado. Isso porque o ideal é que a grávida levante pelo menos de trinta em trinta minutos para poder movimentar os membros superiores e fazer o sangue circular.
Nesses casos, o melhor é optar em não dirigir.
Alberto d'Áuria explica que, além da redução dos reflexos, a gestante também tem uma maior dificuldade em absorver informações sonoras, o que pode levar a grávida a confusões. Então é importante que, durante a condução do veículo, a gestante evite distrações sonoras durante a direção, como rádio, música e demais barulho.
Outra recomendação é que, quanto mais próximo do parto, a partir do último trimestre ou oitavo mês, a grávida passe a ser sempre passageira, de preferência nos assentos traseiros.
A obstetra e especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva, Bruna Cavalcante, ainda alerta para os perigos para a grávida ao sentir mal-estar no volante, ressaltando os riscos de desmaios durante a condução do veículo e a possibilidade de causar um acidente grave para ela e para outras pessoas. Gestantes com tendência a pressão baixa devem evitar dirigir.
"Se a gestante, não importando o período da gestação, estiver se sentindo mal, com enjoo, tontura e mal-estar, ela obviamente não pode dirigir", finaliza a médica obstetra.
Cuidados da grávida ao volante
- Manter atenção ao posicionamento do banco, deixando-o afastado do volante e do acionamento do airbag
- Deixar o volante mais próximo do tórax do que da região abdominal
- Utilizar adequadamente o cinto de segurança de três pontas
- Evitar trajetos muito longos (pois é necessário que a gestante movimente de tempos em tempos os membros inferiores)
- Evitar distrações sonoras durante a direção, como rádio, música e demais barulhos
Cuidados durante a grávidez
Grávida pode usar cinto de segurança?
Airbags são perigosos durante a gravidez?
Grávida pode usar o celular à vontade?