Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Uma pesquisa realizada pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, analisou qual é a expressão facial considerada como "flerte" entre casais heterossexuais. De acordo com os resultados, uma feição específica das mulheres foi indicada como demonstração de interesse pelos participantes.
A análise revelou que, ao virar a cabeça para o lado, inclinando-a levemente para baixo, sorrindo e olhando o parceiro, é a forma em que os homens identificam que as mulheres estão flertando com eles. Isso acontece devido a associações no cérebro masculino que realizam uma ligação entre essa expressão social com relacionamento e sexo.
"Tem uma morfologia única e é diferente de expressões que têm características semelhantes - por exemplo, sorrir - mas não são identificadas pelos homens como expressão de flerte. Nossas descobertas apoiam o papel da expressão de flerte na comunicação e na iniciação do acasalamento", explica Omri Gillath, professor de psicologia responsável pela pesquisa.
Durante o estudo, atrizes e voluntários foram orientados a se expressarem como se estivessem flertando, além de seguirem instruções para imitar as posições que os pesquisadores consideram como flerte. A conclusão foi que, no geral, a eficácia na transmissão da mensagem através das expressões faciais podem variar de acordo com cada mulher.
Apesar dos resultados terem revelado os possíveis meios utilizados durante a paquera, é importante ressaltar que a pesquisa não é capaz de comprovar quando alguém realmente está interessado em outra pessoa. Entretanto, os dados podem ajudar pessoas que possuem dificuldade em demonstrar interesse por parceiros potenciais.
Segredos dos relacionamentos
10 dicas para não estragar seu relacionamento
O que fazer quando uma pessoa não gosta de você?
7 pilares para um relacionamento duradouro