Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iÉ pra lá de incômodo quando o intestino resolve ficar preguiçoso. Ele, que deveria trabalhar diariamente, passa a funcionar menos que três vezes por semana, proporcionando ainda fezes ressecadas, endurecidas e, para atrapalhar ainda mais, deixa aquela sensação de evacuação incompleta. O que fazer, então, para ajudar a solucionar a prisão de ventre?
Mais uma vez, são as mulheres que mais sofrem com o intestino preguiçoso. Por causa de alterações hormonais e até mesmo hábitos culturais - quem nunca segurou a vontade de ir ao banheiro porque estava fora de casa? -, é no sexo feminino que a prisão de ventre costuma aparecer mais.
E é por isso que elas devem prestar ainda mais atenção aos bons hábitos para manter esse inconveniente cada dia mais longe. Além de beber uma quantidade adequada de água - ao menos dois litros por dia - e praticar exercícios físicos regularmente, o consumo diário de fibras é fundamental para ajudar o funcionamento do intestino.
O papel das fibras solúveis
Nesse contexto, as fibras solúveis são imprescindíveis. Elas são as responsáveis por reter água dentro do intestino e criar maior viscosidade do conteúdo gastrointestinal, o que impede o ressecamento das fezes. Com isso, há facilidade ao evacuar e o desconforto vai embora.
Hoje, entende-se que o ideal é que o consumo diário de fibras esteja em torno de 38g para homens e 25g para mulheres.
É importante saber que, além de dar um empurrãozinho no funcionamento do intestino, algumas fibras solúveis, como a goma guar parcialmente hidrolisada e a inulina, também são prebióticas, ou seja, servem de alimento para as bactérias boas que vivem ali.
Por isso, é possível dizer que o consumo adequado e diário de fibras contribui bastante para a saúde da microbiota intestinal e, quando ela está saudável, o corpo todo ganha mais saúde.
Portanto, cuidar do intestino faz bem! De quebra, as fibras solúveis também têm se mostrado úteis em reduzir níveis séricos de colesterol, além de melhorar o controle glicêmico em quem tem diabetes.
Você encontra fibras solúveis em diversos alimentos, como:
- Aveia
- Milho
- Abacate
- Banana
- Maçã
- Feijão
- Cenoura
- Abobrinha
- Ervilha
- Couve Flor
- Linhaça
- Castanhas
- Nozes
- Amêndoas
- Coco
- Chia.
Suplementar é possível
Há pessoas, no entanto, que não conseguem consumir a quantidade adequada de fibras através da alimentação. Para facilitar o processo e não ter de ficar lidando com um intestino preguiçoso, é possível adicionar suplementos com fibras solúveis para atingir a meta diária.