Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1978. Residência Médica de Obstetrícia e Ginec...
iRedatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
Dentre os sintomas clássicos da gravidez, como enjoo, o aumento da flatulência durante a gestação também é bastante comum, levando a desconfortos abdominais e dor de barriga intensa.
O Luftal é um medicamento composto por simeticona, indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo, que podem levar à flatulência, cólicas, dores abdominais e outros desconfortos.
É bastante comum a dúvida se a mulher grávida pode tomar o remédio. Sobretudo no período gestacional, é preciso se atentar a qualquer tipo de medicamento que se for tomar, especialmente quando este remédio não foi prescrito.
Grávida pode tomar Luftal?
De acordo com Mário Macoto Kondo, médico ginecologista e chefe do Departamento de Obstetrícia do Hospital e Maternidade Santa Joana, a mulher grávida pode tomar o Luftal, assim como outros remédios tradicionais para os gases, sem causar danos nem à mãe e nem ao bebê.
Todavia, assim como qualquer medicamento, o ideal é que ele seja prescrito pelo médico obstetra, assim como demais recomendações sobre como tratar as dores e desconfortos.
O médico alerta que a gestante, a fim de evitar os gases na gravidez, deve estar atenta à alimentação, que deve ser fracionada e balanceada.
"Geralmente leguminosas, excesso de feijão, soja, lentilha, grão de bico, couve-flor, brócolis, repolho e leite, podem causar mais flatulência e distensão estomacal", adverte Mário Kondo.
Evitar alimentos gasosos, bem como evitar conversar durante a mastigação e fazer exercícios físicos, pode ajudar a gestante no estímulo e manutenção do estômago e do intestino.
Quais remédios grávida pode tomar?
Grávida pode tomar Dramin?
Grávida pode tomar Eno?
Grávida pode tomar Buscopan?