Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
Algumas dúvidas frequentes durante a gravidez dizem respeito ao consumo de determinadas bebidas, como chás e outras opções. Esse questionamento é normal, principalmente por conta do receio em causar danos à saúde do feto e da própria gestante.
Ingeridas em diversas situações, as bebidas energéticas também são alvo de desconfiança entre as futuras mamães. Por isso, conversamos com especialistas no assunto para descobrirmos se grávida pode consumir energéticos e quais impactos esse tipo de produto pode ter na gestação. Confira:
Grávida pode tomar bebidas energéticas?
A resposta é sim, mas com ressalvas. O problema do energético consumido durante a gravidez é a composição do produto. Isso porque, na fórmula, existem substâncias como cafeína, açúcar e sódio que, quando ingeridas em excesso, podem apresentar riscos à saúde da gestante e do feto.
Segundo Érica Mantelli, ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual, os principais perigos do consumo excessivo de bebidas energéticas na gravidez são:
- Aumento dos níveis de glicose
- Aumento da liberação de insulina
- Maiores chances de hipertensão e arritmia
- Parto prematuro
- Aborto fetal
- Crescimento fetal inadequado.
Quantidade segura de energéticos na gravidez
Por conta dos riscos possíveis, o ideal é evitar ao máximo a ingestão de bebidas energéticas na gestação. Contudo, para as mulheres que sintam a extrema necessidade de consumir essas bebidas, existe uma alternativa.
"A quantidade segura de bebidas energéticas na gravidez é de, no máximo, 250ml por dia, o que equivale a uma lata pequena do produto", indica Lívia Munhoz, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução assistida do Grupo Huntington.
Ou seja, antes de optar por consumir bebidas energéticas na gravidez, é importante que a gestante se informe adequadamente e converse com um especialista no pré-natal para fazer essa escolha de forma consciente.
O que pode ou não fazer na gravidez
Grávida pode tomar chá de gengibre?
Grávida pode fazer tratamento nos dentes?