Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
O significa dating burnout
O "dating burnout" é o "esgotamento de paquera" em tradução livre do inglês. De forma similar à síndrome de burnout, o quadro causa um esgotamento mental - porém, no lugar do trabalho, o uso de aplicativos de paquera é o gatilho do estresse emocional.
De acordo com o psicólogo e especialista em relacionamentos Alexander Bez, o quadro também ocorre por um estado inconsciente da mente durante um relacionamento, quando ela passa a trabalhar para entender por que chegou a um estado de esgotamento.
"O dating burnout pode começar por uma aventura, para ver no que dá. Também pode surgir por não ter mais as necessidades emocionais atendidas pelo outro ou por 'ter encontrado a pessoa certa', embora isso possa demorar", indica Bez.
Sintomas do dating burnout
Quando acontece, o dating burnout não é instantâneo.Demora cerca de três a quatro meses para a pessoa passe a manifestar sintomas como:
- curtir perfis parece perder sentido
- ansiedade para se desconectar do mundo virtual
- exaustão
- alteração de humor
- falta de conexão com a pessoa
- irritabilidade
- possíveis manifestações agressivas
O que causa o dating burnout?
Mas afinal, o que nos leva a um esgotamento de usar aplicativos de relacionamento. Para se ter uma ideia, em um recente estudo feito pelo Happn, um aplicativo de paquera disponível no mercado, 94,3% de seus usuários afirmaram que está cada vez mais difícil estabelecer uma conversa na plataforma.
O psicólogo Bez analisa o cenário como um reflexo do dating burnout. "Hoje as relações são muito descartáveis, e o sentimento precisa ser real, não fantasioso, como ocorre nas relações virtuais, que são efêmeras", diz o especialista.
Outro aspecto que dificulta o estabelecimento de um relacionamento por meio de aplicativos está no chamado "paradoxo da escolha" - um conceito estabelecido pelo psicólogo americano Barry Schwartz sobre as infinitas possibilidades de escolhas na educação, carreira, amizade, sexo, relações amorosas, criação dos filhos, práticas religiosas e o consumo em geral - e como isso pode ser conflituoso.
Segundo Bez, no caso de relacionamentos engatilhados com aplicativos de paquera há uma ansiedade de encontrar alguma pessoa que corresponda às suas expectativas. "O alto volume de opções está tornando as pessoas menos felizes e mais ansiosas, deixando-as com mais dúvidas e, consequentemente, com maiores frustrações", explica Bez.
Dating burnout na pandemia de coronavírus
Com a pandemia de COVID-19 os relacionamentos também foram impactados. Afinal, o distanciamento social também brecou, em certa medida, interações sociais que ajudam a promover encontros com novas pessoas, como festas, jantares em restaurantes e encontros em bares.
Os aplicativos de relacionamentos surgiram com uma possibilidade para não deixar a vida amorosa estagnar. Porém, ao mesmo tempo que os apps de paquera ajudam neste momento, eles também podem ser prejudiciais.
"O momento também está difícil para tecer encontros presenciais, o que leva a um aumento da ansiedade, presente em todos os fatores", aponta Bez.
Dating burnout: efeitos na vida amorosa
Caso uma pessoa passe por um dating burnout, existe a possibilidade dela viver um período de desilusão, decepção e se questionar "por que aquilo não rolou?".
"Tudo vai depender da magnitude do elo emocional. As consequências podem ser leves, como também há casos de indivíduos que podem desenvolver Transtorno de estresse pós-traumático para conhecer, ficar ou namorar uma outra pessoa", afirma o psicólogo.
Tratamento
Não há uma forma de tratamento específica. É importante buscar ajuda de profissionais da área da saúde mental caso o problema esteja causando impacto na sua vida. Também é válido dar um espaço para si e aprender técnicas de controle da ansiedade.
Relacionamento e cuidados
Redes sociais podem virar justificativa para conflitos no relacionamento
Convivência constante desafia rotina de casais em isolamento
Relacionamentos tóxicos: quando a relação prejudica a autoestima