Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
O alinhador transparente é um aparelho ortodôntico removível e feito sob medida, semelhante às plaquinhas de clareamento dental. Essa nova forma de corrigir os "problemas" da arcada dentária vem ganhando destaque por conta de sua proposta inovadora: ter um sorriso alinhado de forma discreta, rápida e confortável.
Diferente dos aparelhos convencionais, o tratamento com o alinhador transparente já começa com tempo estimado para finalizar. Além disso, é fácil de higienizar e não possui nenhuma restrição alimentar durante o uso.
A seguir, veja quais são os benefícios e cuidados com o alinhador transparente - e qual a diferença dele para o aparelho de metal.
Benefícios do alinhador transparente
Os principais benefícios do alinhador transparente são:
- Conforto
- Estética
- Previsibilidade
- Rapidez
- Não necessidade de restrições alimentares
- Facilidade para higienização.
Diferença entre alinhador transparente e aparelho de metal
Um dos principais motivos para as pessoas optarem pelo tratamento com o alinhador transparente é a estética. Eles são praticamente imperceptíveis, não causando mudanças na aparência - diferente dos aparelhos convencionais.
Outra diferença importante é em relação ao conforto. Os aparelhos convencionais possuem peças metálicas que podem furar a bochecha e machucar a gengiva, causando feridas e aftas. Já os alinhadores são removíveis e não possuem metais, oferecendo maior comodidade durante o tratamento.
Além disso, com o alinhador não há restrições alimentares, já que ele precisa ser removido durante a refeição. O fato de ser removível também ajuda na higienização, afinal, é possível escovar os dentes e passar fio dental normalmente, sem nenhum empecilho.
O tempo total com o aparelho também é um grande diferencial. Com o alinhador, existe uma previsão para finalizar o tratamento antes mesmo de iniciá-lo por conta da tecnologia utilizada.
Como funciona o tratamento com alinhador transparente?
Para iniciar o tratamento com o alinhador transparente é feita uma avaliação de rotina. Então, a pessoa recebe um encaminhamento para fazer a documentação ortodôntica em algum centro radiológico. Lá, são realizadas as radiografias e o escaneamento da boca.
Com o mapeamento pronto, é montado um plano de tratamento que contém a quantidade de alinhadores necessários para corrigir os problemas ortodônticos e o tempo total do tratamento e de cada fase intermediária (troca de alinhadores). Com a aprovação do plano, os aparelhos são confeccionados por meio de um software chamado clean check.
Segundo o ortodontista Djalma Faria, a duração média do tratamento com alinhador tende a ser duas vezes mais rápida do que a com o aparelho de metal. Isso acontece por causa da tecnologia que envolve o alinhador, dos exames e do produto em si.
Quanto ao preço, varia de 2 mil a 15 mil reais de acordo com a marca do alinhador e a região em que a clínica que fará o tratamento está inserida. Esse valor inclui todos os gastos do tratamento, desde exames e aparelhos até as consultas. O que vai diferenciar a qualidade do produto é a garantia de resistência e durabilidade que a marca oferece.
Cuidados com o alinhador transparente
O cuidado com o alinhador transparente é crucial para a eficiência do tratamento. De acordo com o ortodontista, é preciso:
1. Utilizar o alinhador diariamente por, no mínimo, 20h. Esse período garante que as fases intermediárias sejam concluídas com êxito. Afinal, cada alinhador é desenvolvido para corrigir um determinado problema. Caso a pessoa mude de fase, mas ainda esteja com o problema da anterior, isso irá alterar o restante do tratamento.
2. Retirar o alinhador na hora de comer ou beber. Alimentos e bebidas podem modificar a cor do alinhador. Por isso, o ideal é retirá-lo na hora das refeições, garantindo assim a transparência do produto.
3. Não mergulhar os alinhadores em água quente. A forma correta de higienizá-los é com escova e creme dental.
4. Não deixar próximo de animais. Quando estiver sem o alinhador, procure armazená-lo na capinha de proteção que já vem com ele, fora do alcance de animais. Isso evita que o produto quebre ou entre em contato com insetos, saliva de cachorro ou gato etc. Caso isso aconteça, solicite um novo alinhador.
Contraindicações
Não há nenhuma contraindicação para o uso do alinhador transparente. Existem apenas algumas limitações relacionadas ao quadro da pessoa. "Em alguns casos, há a dificuldade de tratar certas irregularidades dentárias que impedem o encaixe", explica Faria. Nessas situações, é necessário utilizar os aparelhos de metal.
Pessoas com dentição mista - dentes de leite e permanentes - também podem usar o alinhador transparente.