Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é jato de plasma?
O jato de plasma é um procedimento estético feito com uma caneta dermatológica extremamente precisa com o objetivo de causar uma lesão na pele para acelerar o rejuvenescimento celular e estimular a formação de colágeno na região tratada.
Segundo a esteticista Carla Ghilardi, especialista da Clínica Simone Neri, o aparelho funciona ionizando as partículas de gás no ar entre a ponteira e a pele para se transformar em plasma, estimulando o colágeno e a elastina. Com isso, ajuda a tratar cicatrizes, acne, flacidez, estrias, linhas de expressão, rugas, melhorar o contorno facial.
Locais do corpo que pode ser feito
Por ser um tratamento que pode beneficiar muitas regiões da pele, o jato de plasma pode ser feito em:
- Áreas com sinais de idade
- Áreas com manchas de sol
- Áreas com verrugas filiformes e planas
- Partes do corpo com dermatose em geral
- Rugas e linhas de expressão
- Pálpebras flácidas
- Olheiras
- Áreas micropigmentadas
- Em tatuagens pequenas para clareamento
- Na face, como lifting
- No colo e pescoço
- Na região da papada
- Em locais com cicatrizes de acne
- Em locais do corpo com estrias brancas ou vermelhas
- Em locais do corpo com cicatrizes atróficas e hipertróficas.
Contraindicações
Antes de se submeter ao tratamento é importante passar por uma avaliação a fim de descartar qualquer contraindicação. De acordo com a esteticista Carla Ghilardi, o tratamento com jato de plasma não é indicado para:
- Gestantes
- Pessoas com herpes ativa
- Pessoas que estão fazendo uso de Roacutan
- Pessoas com rosácea ativa
- Pessoas com a pele bronzeada
- Pessoas com doenças autoimunes
- Pessoas com marca passo
- Pessoas com implantes de metal na área a ser tratada.
Métodos do procedimento
O tratamento com jato de plasma é feito com auxílio de um aparelho bem similar a uma caneta. Este equipamento é aplicado na região que será tratada com a intenção de melhorar a pele.
"Ao atingir a camada superficial da pele, o jato de plasma gera um impacto térmico que estimula a produção natural de proteínas na nossa pele, o colágeno. Esse calor promove a reestruturação das fibras elásticas da pele, aumentando a produção de colágeno e novas fibras elásticas", esclarece o dermatologista Franklin Veríssimo.
Além disso, o tratamento provoca várias "casquinhas" na pele. "Ele causa uma inflamação controlada na região aplicada com objetivo de estimular a produção de colágeno e elastina", pondera a esteticista Carla Ghilardi.
Pensando no fato de que o procedimento pode causar dor e desconforto, geralmente antes de iniciar o tratamento é usado um gel anestésico sobre a região da pele.
Periodicidade
O jato de plasma é um tratamento que pode ser feito com intervalo de 15 dias a dois meses dependendo da região tratada.
A esteticista e cosmetóloga Thaís Mugani, fundadora da rede de clínicas Slimcenter, explica que uma sessão do procedimento dura de 30 minutos a uma hora e necessita de cinco a 10 sessões. Os resultados começam a aparecer de cinco a sete dias após a sessão.
Cuidados
Antes do início da sessão é indicado que a pele esteja limpa e sem maquiagem. Após realizar o tratamento é indispensável o uso diário de protetor solar. "Se o foco do tratamento for o rejuvenescimento da região tratada, pode ser indicado para a pessoa um creme específico para ser usado em casa pós procedimento", afirma a esteticista e cosmetóloga Thaís Mugani.
Dependendo de cada caso, uma pomada anti-inflamatória pode ser recomendada na primeira semana, mas profissionais da área podem avaliar cada particularidade com atenção.
Referências
- Esteticista e cosmetóloga Thaís Mugani, fundadora da rede de clínicas Slimcenter
- Esteticista Carla Ghilardi, especialista da Clínica Simone Neri
- Médico dermatologista Franklin Verissimo Oliveira, especialista em medicina estética - CRM/CE 10920.