Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
Um estudo experimental mostrou que mulheres tendem a confiar mais em homens gays do que em outras mulheres quando o assunto é relacionamento.
Elaborado por pesquisadores da Universidade de Lethbridge, do Canadá, o estudo divulgado no periódico científico Science Direct revelou a partir de situações hipotéticas como mulheres reagem e demonstram confiança com homens gays e mulheres heterossexuais quando estão em um relacionamento amoroso. Para isso, quase duas mil mulheres foram questionadas sobre os seguintes cenários:
Cenário 1
"Imagine que você foi convidada, recentemente, para uma festa por seu amigo. É a noite da festa e seu namorado/companheiro fica doente. No entanto, existe a sugestão que você vá à festa com um de seus vizinhos, um homem gay OU uma mulher heterossexual - ambos de 25 anos e solteiros. Você não conhece essa pessoa, mas decide ir à festa com ela mesmo assim."
Cenário 2
"Imagine que você e seu namorado/marido foram convidados, recentemente, para uma festa. É a noite da festa e você fica doente. No entanto, seu vizinho (uma mulher heterossexual OU homem gay), se oferece para ir à festa com seu namorado/marido. Esta pessoa tem 25 anos e é solteira. Seu namorado/marido decide ir à festa com seu vizinho enquanto você fica em casa doente."
A partir dos dois cenários, os pesquisadores observaram algo interessante com a segunda situação.
Com a hipotética situação de ter que ficar em casa na noite da festa e deixar seu marido/namorado ir acompanhado do vizinho, as mulheres parceiras eram muito mais propensas a confiar em um homem gay do que a confiar em outra mulher.
As mulheres que participaram do estudo receberam ao longo do experimento um conteúdo para ser lido que mostrava como os homens heterossexuais estão cada vez mais propensos a se envolver em relações sexuais do mesmo sexo. A intenção era criar nelas um sentimento de competição potencial com os homens gays.
No entanto, pesquisadores notaram que este tipo de conteúdo não surtiu efeitos significativos no resultado da análise sobre a situação hipotética do primeiro cenário, uma vez que as mulheres não pareciam confiar nos homens gays nem mais ou menos do que nas outras mulheres - apesar da competição potencial ou não.
Por outro lado, um conteúdo sobre homens que deixaram suas esposas para ficar com outros homens foi dado a algumas participantes que participaram da análise do cenário dois. A ideia também foi instigar homens gays como uma potencial ameaça competitiva.
O que se viu foi que mesmo depois que o conteúdo sobre relações de homens entre homens ter sido introduzido como variável, mulheres tendem a ver os homens gays menos como uma ameaça potencial para o relacionamento do que outras mulheres heterossexuais.
Relacionamentos
Poliamor: saiba o que é e como funciona nos relacionamentos
9 atitudes tóxicas que as pessoas acham normais na relação
Filhos de pais LGBTs têm melhor desempenho educacional