Sou nutricionista clínico Integrativo - com especificação funcional e alimentação vegetariana/vegana. Sou membro da ASBR...
iO que você costuma fazer com as cascas, sementes e talos dos alimentos? Se você respondeu que joga fora, saiba que está fazendo errado! A verdade é que quase tudo que é descartado no preparo das refeições pode ser aproveitado nas receitas, além de serem muitas vezes ingredientes repletos de nutrientes.
As cascas e sementes, por exemplo, geralmente são grandes fontes de fibra e costumam conter os mesmos nutrientes que o alimento em si. As fibras têm um papel fundamental para o funcionamento do trato gastrointestinal, que são os órgãos que compõem o sistema digestivo. É por isso que sempre ouvimos a recomendação de tomarmos suco sem coar ou comer a fruta in natura.
Além disso, essa mudança de hábito ainda faz bem para o planeta, pois reduz o lixo produzido diariamente e otimiza o consumo dos alimentos. A conclusão final de tudo isso é que todo mundo sai ganhando!
Confira os benefícios da casca de cada alimento:
- Abacaxi: tem fibras, vitamina C e bromelina, uma enzima que protege o estômago e ajuda na digestão das proteínas. O suco deve ser consumido logo após o preparo para não oxidar e perder as propriedades.
- Abóbora, cenoura, manga, mamão, damasco: têm betacaroteno, antioxidante que diminui o risco de câncer e doenças cardiovasculares. É o betacaroteno que dá cor alaranjada a estes alimentos.
- Banana: tem fibra e luteína, antioxidante que protege os olhos contra a exposição ultravioleta e combate a catarata.
- Berinjela: tem um antioxidante cerebral chamado antocianina, além de potássio, magnésio e fibras.
- Batata inglesa: tem fibra, potássio, ferro, fósforo, zinco e vitamina C.
- Frutas cítricas (laranja, tangerina, limão): a casca tem 20% mais antioxidante que a polpa, além de fibras. Diminui o colesterol.
- Kiwi: tem três vezes mais antioxidante que a polpa. Pode ser consumida no suco da própria fruta. A casca do kiwi "gold" é mais doce e tem menos "cabelos".
- Pera, maçã, ameixa, pêssego, cereja: têm fibras insolúveis que melhoram o funcionamento do intestino.
- Tomate: tem licopeno (na casca e dentro), antioxidante que diminui o risco de câncer, especialmente de próstata. O licopeno também está presente na melancia e na goiaba.