Dermatologista, especialista em Medicina Estética e com experiência em doenças do cabelo e unhas, tratamentos estéticos...
iRedatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é Pano branco?
O pano branco ou micose de praia, como é conhecida popularmente a pitiríase versicolor, é uma infecção fúngica comum da pele. Nela, o fungo interfere na pigmentação, resultando em pequenas manchas espalhadas pelo corpo.
Causas
O pano branco é provocado pela proliferação de um tipo de fungo na pele. De acordo com a dermatologista Simone Neri, esse fungo vive normalmente no corpo e, em alguns casos, pode aumentar por alterações das condições da pele, como oleosidade excessiva, calor, suor, baixa de imunidade e desnutrição.
Saiba mais: Micose na virilha: o que causa e como tratar
Sintomas
A principal característica do pano branco é o surgimento de manchas descoloridas de pele, que podem ser assintomáticas, podendo ser:
- Brancas, rosas, beges ou amarronzadas
- De crescimento lento, com presença de escamas e, eventualmente, acompanhadas de coceira
- Mais visíveis após exposição ao sol
- Mais comuns nas costas, no peito, no pescoço e na parte superior do braço
Saiba mais: 5 doenças que podem ser confundidas com vitiligo
Diagnóstico
O ideal é procurar ajuda dermatológica assim que notar as manchas do pano branco. Afinal, essa micose pode incomodar, causando coceira e descamação na pele, e necessita de diagnóstico clínico para que o tratamento seja iniciado.
"Nós analisamos um ponto característico chamado sinal de Zileri. O sinal de Zileri é uma descamação observada pelo estiramento da pele, que pode provocar descamação na área acometida. O diagnóstico também pode ser feito por meio de um exame micológico direto para fazer a cultura de fungos", afirma a dermatologista Simone Neri.
Tratamento
O tratamento do pano branco é feito de forma tópica, com creme, loção ou xampus e, dependendo da extensão da infecção, algum medicamento antifúngico oral pode ser indicado.
Saiba mais: 6 pomadas para o tratamento da micose
"O quadro infeccioso se resolve em até 15 dias com o tratamento sugerido, mas as manchas esbranquiçadas podem demorar um pouco mais, em média de 90 a 120 dias, pois é o tempo para repigmentar a pele novamente", explica a dermatologista Carla Bortoloto.
Prevenção
Calor e a umidade são os principais fatores externos que facilitam a infecção da pele por esse tipo de micose. Portanto, alguns hábitos diários podem prevenir o surgimento de pano branco. A dermatologista Carla Bortoloto indica:
- Evitar roupa molhada por muito tempo no corpo
- Não aplicar creme condicionador e/ou leave-in nos cabelos de forma excessiva
- Usar xampu para controlar o excesso de fungo no couro cabeludo
- Usar roupas leves e frescas no verão para manter a pele arejada
- Tomar banho logo após praticar exercícios físicos
A oleosidade da pele também pode facilitar o aparecimento de micoses, por isso, tratar esse problema é essencial. "É possível evitar as condições de oleosidade da pele com sabonetes à base de ácido salicílico, que inibe a proliferação do fungo", completa a dermatologista Simone Neri.