Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
O MoveHero é um jogo on-line e gratuito desenvolvido para telereabilitação - uma modalidade de atendimento médico à distância - de pessoas com paralisia cerebral. O objetivo do jogo é estimular o desenvolvimento motor e criar uma rotina de exercícios físicos e cognitivos durante o isolamento social por causa da COVID-19.
O jogo, inspirado no jogo eletrônico musical Guitar Hero, é fruto da pesquisa de pós-doutorado da fisioterapeuta Talita Dias da Silva, iniciada em 2016. Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Faculdade de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade de Oxford, no Reino Unido, também desenvolveram o estudo.
"Junto com música, o jogo exibe algumas bolinhas caindo e a pessoa tem que alcançá-las no ritmo. Se o jogador perceber que está fácil para ele, também é possível trocar as fases - existe a opção de aumentar a velocidade e a quantidade de bolinhas, além de escolher as músicas", explica a fisioterapeuta.
Durante a quarentena, entre os meses de março e junho de 2020, a plataforma foi testada em 44 pacientes de 11 a 28 anos - metade deles com paralisia cerebral e metade sem. Eles foram divididos em pares, de acordo com a idade e sexo. A partir disso, pesquisadores analisaram o desempenho do movimento e da intensidade da atividade física de cada um.
Isso foi possível pois o jogo oferece um relatório com o desempenho motor de cada jogador e escalas de percepção, esforço e satisfação em relação ao jogo. De acordo com esses resultados, o estudo concluiu que o jogo foi capaz de melhorar e aumentar a atividade física e percepção do esforço em todos os participantes. Desde a criação do jogo, mais de três mil pessoas - com ou sem deficiência - já testaram a plataforma.
"É uma ótima ferramenta que alia medicina e diversão, nos faz avaliar o efeito e o impacto de um jogo em realidade virtual não-imersiva, como também traz a compreensão quanto à importância do teleatendimento e utilização de jogos para uma melhor qualidade de vida desses pacientes", finaliza a pesquisadora.
Causas da paralisia cerebral
A paralisia cerebral é um conjunto de desordens cerebrais que ocorrem durante o desenvolvimento do feto ou em decorrência de alguma lesão cerebral após o parto - que é um caso mais raro. Os primeiros sinais da paralisia aparecem durante a infância ou pré-escola. Ela pode afetar tanto a parte motora quanto a parte intelectual da pessoa. Em alguns casos, a pessoa também pode apresentar quadros de epilepsia, cegueira ou surdez.
Na maior parte dos casos, a causa da paralisia cerebral é desconhecida. Apesar disso, existem algumas possibilidades, como:
- Infecções durante a gravidez que podem danificar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto
- Icterícia grave na criança
- Fator Rh incompatível entre mãe e bebê
- Trauma físico e metabólico durante o parto
- Privação de oxigênio grave para o cérebro ou trauma craniano significativo durante o trabalho de parto.