Médico cirurgião plástico formado pela conceituada escola da UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plást...
iBuscar a harmonia da região orofacial (que compreende cabeça, face, ombros, pescoço e a cavidade oral) passa por tratar rugas ao redor da boca e maxilar visando atingir o melhor equilíbrio estético e funcional.
Neste contexto, a prevenção e a atenuação do envelhecimento facial (representado por acúmulo de gordura, perda de remodelação óssea e alteração tecidual) leva à falta de volume facial e rugas aparentes. Para tratar essas rugas orofaciais alguns procedimentos estéticos são necessários e apresentam resultados satisfatórios
Como cuidar das rugas orofaciais
Vale dizer que a harmonização orofacial deve combinar beleza e simetria no conjunto de feições que formam o rosto. Ela pode beneficiar tanto homens quanto mulheres que sofrem com rugas mais intensas (resultado da perda de massa muscular) na região do bigode chinês e nas linhas ao redor da boca,
Por isso é tão importante tratar o "código de barras", aquelas ruguinhas verticais que circundam os lábios e incomodam bastante. Elas devem ser tratadas quando dão os primeiros sinais, pois se aprofundam com o avanço da idade.
Nesses casos, o uso diário do protetor solar e produtos específicos anti-aging são aliados ao tratamento das rugas orofaciais. Além disso, fique longe do cigarro e mantenha o tratamento dentário em dia, pois a arcada dentária influencia na harmonia facial.
Procedimentos para amenizar as rugas orofaciais
Outro dos principais procedimentos é a aplicação de toxina botulínica: a neurotoxina injetada intramuscular tem função de inibir a liberação da acetilcolina, responsável pela contração muscular que gera rugas dinâmicas. O músculo passa a não receber mais a informação para contrair, resultando na paralisação dessa musculatura.
A toxina botulínica pode ser combinada com outros procedimentos, entre eles peelings e preenchimentos, visando a perfeição do tratamento. Em uma pele em pleno viço, fruto do tratamento com o peeling e com a ruga preenchida por substâncias naturais do organismo, o resultado final é ainda mais efetivo.
Já o preenchimento injetável com ácido hialurônico restaura o volume da face. Com o avanço da idade, perde-se tecido que preenche e dá o contorno, harmonia entre os ossos, musculatura e gordura. O efeito negativo são retrações e concavidades. Por isso é tão importante o rejuvenescimento de dentro para fora por meio do preenchimento profundo do volume perdido.
O ácido hialurônico biocompatível é tão poderoso porque é responsável pelas fibras de colágeno e possui ligação com as moléculas de água. Portanto, oferece sustentação, hidratação e elasticidade à pele. Uma pele mais hidratada e com volume recuperado afasta rugas orofaciais.
Já os fios PDO, que são monofilamentos sintéticos para aplicação na face, estimulam a produção de colágeno e elastina. São fios biocompatíveis e absorvíveis produzidos a partir da polidioxanona (PDO), com capacidade significativa de suspender e reposicionar tecidos cutâneos, sustentando e até dando volume de maneira suave em algumas regiões.
Apesar de trazer bons resultados no lifting facial, os fios devem ser indicados com cautela e muitas vezes não substituem a necessidade de lifting cirúrgico. Em se tratando de uma intervenção cirúrgica, o lifting facial é um procedimento que resgata a beleza escondida e retarda o envelhecimento facial.
O procedimento deve ser aplicado buscando proporcionar um aspecto mais natural possível, sem aquela temida aparência artificial. A técnica cirúrgica eleva e reposiciona todo o tecido cutâneo e a musculatura da região facial ao remover sobras de pele. O resultado é um rosto livre de flacidez, rugas e marcas de expressão.