Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A vitamina B12 é um nutriente hidrossolúvel que desempenha inúmeras funções importantes para manter o organismo em perfeito funcionamento. Sua presença está diretamente relacionada à preservação e à reparação do DNA, além de manter o metabolismo do sistema nervoso e as células do sangue saudáveis.
Segundo estudos, a vitamina B12 previne o encolhimento do cérebro, sendo especialmente benéfica para idosos.
A recomendação para o consumo diário de vitamina B12 é de 2,4 mcg para adultos saudáveis. Por estar presente na natureza em quantidade muito pequenas, este nutriente é medido em microgramas. Ou seja, 1000 vezes menos que o miligrama. Veja alguns alimentos que contêm vitamina B12 (em 100g):
- Fígado cozido: 70 mcg de vitamina
- Atum cozido: 10 mcg
- Truta cozida: 7.49 mcg
- Coração cozido: 14 mcg
- Sardinhas grelhadas: 12mcg
- Mariscos no vapor: 99 mcg
- Ostras cozidas
- Salmão cozido: 3.26 mcg
- Leite (um copo): 0.88 mcg
- Ovo (uma unidade): 0.44 mcg
Como as principais fontes de vitamina B12 vêm de alimentos de origem animal, pessoas com dieta vegana ou vegetariana tendem a desenvolver carência da vitamina. Nesses casos, é comum que nutricionistas recomendem o uso de suplementos, em conjunto com uma alimentação saudável. A ausência do nutriente pode ser detectada a partir de um exame de sangue.
Quando os níveis de vitamina ficam desequilibrados, o corpo começa apresentar sintomas e desconfortos que podem comprometer a qualidade de vida. Formigamento nas pernas, dificuldade de andar e incontinência urinária são alguns sintomas causados por lesões no sistema nervoso, que causam a morte de neurônios.
Ademais, a falta da substância aumenta o risco da pessoa desenvolver um quadro de depressão. A anemia megaloblástica (conhecida como anemia perniciosa) também pode ocorrer devido à ausência deste nutriente. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Fadiga e sensação de cansaço
- Dificuldade de concentração
- Problemas de memória
- Quadros de paranoia e alucinações
- Pele amarelada (icterícia)
- Língua inchada e inflamada
Embora o excesso desse nutriente seja raro pelo fato do organismo eliminá-lo facilmente pela urina ou suor, é possível que haja superdosagem - ou seja, quando há suplementação. Porém, também é possível acontecer devido ao excesso na alimentação.
Embora o excesso desse nutriente seja raro pelo fato do organismo eliminá-lo facilmente pela urina ou suor, é possível que haja superdosagem - ou seja, quando há suplementação. Porém, também é possível acontecer devido ao excesso na alimentação.
A grande quantidade de vitamina B12 no organismo pode provocar alterações no baço e aumento dos linfócitos. Os sintomas podem ser reações alérgicas ou aumento do risco de infecções no organismo. Por isso, a ingestão de suplementação deve ser sempre prescrita por especialistas da área médica e nutricional.