Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
O que é resveratrol?
Resveratrol é um poderoso antioxidante natural classificado como uma fitoalexina polifenólica, pertencente à família dos estilbenos. Além de atuar contra a ação dos radicais livres, ele ainda estimula o organismo a produzir mais antioxidantes, aumentando a defesa celular contra agressões externas.
Alimentos com resveratrol
O resveratrol pode ser encontrado, principalmente, nas uvas vermelhas. Contudo, ele está presente também em outras frutas e leguminosas, além de produtos derivados da uva, como:
- Casca de uva
- Vinho tinto
- Suco integral de uva
- Farinha de casca de uva
- Amendoim
- Pistache
- Frutas vermelhas, como ameixa, mirtilo e cranberry
O resveratrol ainda pode ser encontrado na forma de suplemento isolado ou combinado com outros ativos.
Benefícios do resveratrol
O resveratrol é conhecido por sua ação antioxidante, que combate principalmente o envelhecimento precoce da pele. Entretanto, os benefícios da substância não param por aí e auxiliam na manutenção da boa saúde como um todo, como:
- Ajuda a eliminar toxinas do organismo
- Auxilia na redução dos níveis de colesterol
- Protege o organismo contra o estresse oxidativo
- Impede que os radicais livres atuem no processo de metabolização celular
- Evita doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Doença de Huntington e Parkinson
Resveratrol ajuda a emagrecer?
A resposta é sim! Além dos benefícios citados, o resveratrol ainda favorece o processo de emagrecimento, pois ajuda na queima de gordura ao estimular o corpo a liberar um hormônio chamado adiponectina - que, por sua vez, é associado à regulação da obesidade e diabetes tipo 2.
Como consumir resveratrol
A forma mais simples de incluir o resveratrol na alimentação do dia a dia é através do consumo dos alimentos que são fontes da substância, como uvas, frutas vermelhas e amendoim. Outra saída é incluir a farinha de casca de uva em sucos, vitaminas e iogurtes, ou consumir com moderação suco de uva integral e vinho.
Além disso, é possível fazer a suplementação de resveratrol. Normalmente, as doses diárias do suplemento variam entre 250 mg e 500 mg. Porém, para fazer uso da substância nesse formato, é preciso consultar um profissional especialista, como o nutricionista, para que a dosagem ideal do resveratrol seja receitada de forma individual.
Riscos do consumo excessivo
Ainda não existem estudos que comprovem riscos ao consumir resveratrol em excesso. Contudo, podem ocorrer efeitos colaterais, como náusea e vômitos, desconfortos abdominais e diarreia. Além disso, a substância não deve ser consumida por crianças, gestantes e lactantes sem recomendação médica adequada.
Fontes consultadas
- Bruna Nogueira (CRN3 50071), nutricionista
- Jalily Moura (CRN1 10694), nutricionista
- Juliana Vieira (CRN3 44442), nutricionista
- Luanna Caramalac Munaro (CRN3 49383), nutricionista
- Roberta Almada (CRM 152151-SP), dermatologista