Nutricionista graduada pela Uninove que sempre busca se atualizar em cursos e congressos. Ao longo de sua carreira, moro...
iRedatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
A água é uma bebida essencial para hidratar o organismo humano adequadamente. Porém, muitas pessoas não conseguem consumi-la de forma frequente por conta da baixa aceitação de seu sabor neutro, optando assim pela água com gás.
Em primeiro lugar, para entender o processo de gaseificação da água, é preciso conhecer as diferenças entre os tipos de água com gás disponíveis para consumo:
- Água gaseificada naturalmente: o reservatório de água subterrâneo libera minerais e o calor do local promove vapores e gases, transformando-a em água gaseificada, a qual será envasada para comercialização e consumo.
- Água gaseificada artificialmente: esse é um processo comumente utilizado no Brasil e em outros países que produzem água mineral, no qual a água é retirada da fonte e armazenada em reservatórios de aço inox. Após esse armazenamento, o líquido passa por um dispositivo chamado desaerador, onde retira-se todo o oxigênio de sua composição e o gás carbônico é adicionado.
Água com gás faz mal?
Cada tipo de água (com ou sem gás) apresenta uma dosagem de sódio diferente, pois a concentração desse nutriente está relacionada à fonte natural da qual a água foi extraída. Ou seja, a presença de minerais na água varia de acordo com as características ambientais do local, como solo e profundidade do lençol freático.
Por isso, a água com gás não faz mal e não apresenta maior teor de sódio do que a mineral, pois ambas contém baixas quantidades dessa substância se comparadas com outros tipos de bebidas.
"O que pode acontecer é que a presença do dióxido de carbono na bebida pode provocar uma ligeira dilatação do estômago, resultando em um desconforto, se consumida em grande quantidade. Além disso, devido ao pH da água com gás ser mais ácido, pessoas que apresentam quadros de gastrite, por exemplo, podem sentir uma leve irritabilidade na mucosa gástrica", explica a nutricionista Karla Maciel.
Benefícios da água com gás
Segundo a nutricionista Juliana Vieira, a água com gás oferece alguns benefícios para a saúde além da hidratação. Entre eles, a especialista indica:
- É rica em nutrientes
- Facilita o consumo de água
- Ajuda na digestão de proteína
- Favorece o processo de emagrecimento
- Ajuda a melhorar as funções do paladar
- Serve como alternativa saudável ao refrigerante
Como consumir água com gás
O consumo de água com gás deve ser feito, preferencialmente, nos intervalos das refeições a fim de evitar o estufamento gástrico durante a alimentação. Além disso, a água gaseificada é extremamente versátil e pode ser consumida pura ou combinada com outros ingredientes capazes de estimular o paladar e agregar valor nutricional à bebida, como frutas, ervas e outros.
Confira as combinações recomendadas pela nutricionista Karla Maciel:
- Água com gás + abacaxi em rodelas + folhas de hortelã
- Água com gás + rodelas de limão + rodelas de gengibre
- Água com gás + pedaços de maçã + pedaços de morango + pedaços de melancia