Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Ter os cabelos volumosos, cheios de brilho e saudáveis é o sonho de muitas pessoas, especialmente aquelas que lidam com o drama dos fios frágeis e finos. Se você enfrenta esse problema, saiba que não está sozinha(o). Diversos fatores podem ocasionar o afinamento das madeixas, desde causas genéticas até emocionais.
Para cada caso, é importante avaliar se os fios já são naturalmente finos (ou seja, se a pessoa já nasceu com essa característica), ou se adquiriram essa condição ao longo da vida. De acordo com o dermatologista Reinaldo Tovo Filho, do Hospital Sírio-Libanês, é comum que os cabelos percam volume e brilho após quadros infecciosos, regimes prolongados ou após uma gestação, por exemplo.
Ademais, o especialista ressalta que estresse e poluição de cidades grandes também são fatores de risco para o afinamento dos fios. Em qualquer um dos casos, é importante buscar por um médico dermatologista ou outro profissional para realizar uma avaliação do estado do cabelo e receber o melhor tratamento.
Como dar volume aos cabelos finos
Além dos cuidados indicados por um especialista, existem também alguns truques que podem ser seguidos em casa para dar volume aos cabelos finos. São eles:
- Evitar lavar o cabelo com shampoos extremamente agressivos (ou seja, produtos que façam muita espuma)
- Utilizar shampoos, tônicos ou óleos fortalecedores (anabolizantes) que ajudam o cabelo a crescer mais rápido
- Apostar em hidratações semanais
- Pentear os fios com cuidado, utilizando um pente próprio para o tipo de cabelo
- Não aplicar o condicionador no couro cabeludo, pois a obstrução dos poros pode gerar a queda dos fios
- Evitar a aplicação frequente de química, que causa o enfraquecimento das madeixas
- Evitar o uso de bonés, chapéus e afins
Segundo Reinaldo Tovo Filho, existem vários tipos de formulações (seja de shampoos, tônicos ou óleos) que podem ajudar a manter os fios fortes e saudáveis. Como cada cabelo exige um tratamento diferente, o dermatologista poderá indicar o melhor para tratar cada caso. Uma dica do especialista é apostar produtos com sulfato free, aminoácidos de queratina, arginina e quinoa na fórmula
Junto a essas ações, é importante também ficar de olho na alimentação. Isso significa checar sempre se existe alguma deficiência vitamínica e/ou perda de substância necessária, como ferro, zinco e magnésio, que podem ser resolvidas com uma adequação nutricional. Outra indicação é evitar regimes muito prolongados e restritivos, que podem ocasionar essas mesmas reações no organismo.
Leia também: Dê mais volume aos cabelos finos em dez passos
Cabelos finos: cuidados evitam fios quebradiços e ressecamento