Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
Os antibióticos são medicamentos indicados para o tratamento de diversos quadrosinfecciosos causados por bactérias. Entretanto, o uso do fármaco pode acarretar em algunsefeitos colaterais - principalmente em nosso trato intestinal. O gastroenterologista ecoloproctologista Henrique Perobelli, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explicacomo isso acontece e como o uso de probióticos pode ajudar a reverter os efeitos ruinscausados pelo tratamento necessário por antibióticos.
1 - Antibióticos prejudicam a flora intestinal?
A microbiota intestinal, ou flora intestinal, é formada basicamente por bactériasBifidobacterium e Bacteroides. Esta microbiota saprófita [que se alimenta de matériaorgânica] atua no equilíbrio e na imunidade do organismo.
O uso de alguns antibióticos, porém, seleciona a microbiota intestinal, favorecendo ocrescimento de bactérias patogênicas como, por exemplo, o Clostridium difficile - causadorade infecções intestinais, como a colite, também chamada de colite pseudomembranosa.
2 - É possível usar antibióticos junto a probióticos?
Os probióticos atuam no equilíbrio do intestino, evitando que bactérias patogênicas seproliferem.
Eles são utilizados geralmente no controle de quadros diarreicos, e em algumas doenças,como a DII (Doença Inflamatória Intestinal) - modulando a resposta inflamatória local.
Dessa forma, utilizar antibiótico é recomendado para algumas situações em que há infecçãopor bactérias. No caso da colite causada pelo C. difficile, o uso de antibióticos anaeróbicosjuntamente com probióticos é recomendado. No entanto, não existe a necessidade de usode antibióticos de forma profilática na prevenção de doenças intestinais.
3 - Cuidados com o uso de probióticos
Usar probióticos não faz mal à saúde, desde que seguida de orientação médica. A dosediária recomendada é segura e eficaz para o tratamento de doenças relacionadas.