Médico cirurgião plástico formado pela conceituada escola da UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plást...
iExames como avaliação cardiológica, hemograma completo, entre outros, nos mostram respostas do organismo e nos dão segurança para a realização de um ato cirúrgico, entre eles a cirurgia plástica. Mas a lista de exames e cuidados no pré-operatório não param por aí.
Exames físicos, de imagem e laboratoriais são determinantes para entender qual o estado de saúde do paciente, podendo definir se a cirurgia deve ser realizada ou não. Diante dos resultados, o médico poderá saber se existem contra indicações específicas, por exemplo.
Todo esse cuidado é necessário e primordial, pois conhecer a pessoa e identificar possíveis alterações é fundamental para afastar riscos durante o procedimento, garantindo a segurança da intervenção cirúrgica. Além disso, é uma prevenção no sentido de evitar complicações no pós-operatório. Entre as intercorrências que podem ser evitadas estão anemia ou infecções.
Nunca deixe de seguir as indicações e orientações do médico ou do laboratório que realizará o exame.
Quando fazer os exames pré-operatórios e o que eles indicam?
Todos os exames devem ser feitos com pelo menos três meses de antecedência da cirurgia para informar toda e qualquer alteração no organismo do paciente. Abaixo detalho cada um deles:
Exames de sangue
Hemograma (quantidades de hemácias, leucócitos e plaquetas); Coagulograma (capacidade de coagulação, para identificar risco de grande sangramento); Glicemia (níveis de glicose no sangue, para identificar risco de vida e de infecção, em nível muito elevado); Ureia e creatinina (apurar sobre funcionamento dos rins); Dosagem de anticorpos (alergia e sistema imunológico).
Exames de sangue devem ser feitos em jejum, de pelo menos 8 horas. É necessário ficar longe de bebidas alcoólicas e cigarro.
Exame cardíaco
Para avaliar o funcionamento do coração é solicitado o eletrocardiograma (ECG), com a intenção de verificar a atividade elétrica do coração (ritmo, velocidade e quantidade de batidas). A avaliação deve ser feita pelo cardiologista.
Exame de imagem
Para avaliar a região que será submetida à cirurgia, verificando a integridade dos órgãos. Na mamoplastia de aumento, redução e mastopexia, deve ser realizada a ultrassonografia das mamas e da axila, além da mamografia, por exemplo. Para abdominoplastia devem ser feitas ultrassonografia de abdome total e da parede abdominal. Já na rinoplastia, o pedido é de uma tomografia dos seios da face.
Além destes exames de rotina, podem ser solicitados exames adicionais, conforme o histórico do paciente.