Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Uma mãe foi surpreendida ao descobrir que estava grávida de dois bebês concebidos em dias diferentes. O caso aconteceu em Brisbane, na Austrália, onde Kimberley Tripp, de 35 anos, realizou o procedimento de Fertilização in vitro (FIV) após diversas tentativas falhas de engravidar.
O que ela não esperava é que, semanas após ter recebido o teste positivo de gravidez, um segundo bebê havia sido concebido - só que dessa vez, de forma natural. Assim, ela estava esperando dois bebês sem ser uma gestação gemelar.
Diagnosticada com síndrome do ovário policístico quando tinha apenas 15 anos, Kimberley sofreu com uma série de desequilíbrios hormonais que a impediram de engravidar. A condição, em geral, é conhecida por provocar anormalidades na menstruação, como a amenorreia, e níveis elevados de hormônios masculinos.
Por isso, a australiana e seu marido optaram pelo método de fertilização artificial. A técnica precisou ser repetida algumas vezes, até que, finalmente, o casal recebeu a notícia que um dos embriões havia sido fertilizado com sucesso em laboratório.
Porém, semanas após ter confirmado a gestação de seu primeiro filho, Kimberley descobriu que estava grávida de mais um bebê. A surpresa veio ao saber que o segundo embrião foi fecundado naturalmente, alguns dias depois da FIV ter sido bem sucedida.
De acordo com os médicos que acompanharam o caso, o regime completo seguido pela gestante durante o processo de Fertilização in Vitro pode ter desencadeado processos naturais próprios no organismo de Kimberley, fazendo com que fosse possível engravidar naturalmente.
É possível "engravidar estando grávida"?
Em artigo publicado previamente no Minha Vida, a médica ginecologista e obstetra Karina Tafner explicou que, quando ocorre a fecundação de dois óvulos em um mesmo ciclo, ela não acontece, necessariamente, ao mesmo tempo. Os óvulos podem ser liberados em momentos diferentes (com intervalo de até 24 horas). Então, um embrião pode se formar e se implantar primeiro e o outro depois.
Na Fertilização in Vitro, quando dois embriões são transferidos para o útero da mulher, pode ocorrer da mesma forma: cada um se implantar em um momento diferente.
Após a formação do embrião, ele deve continuar multiplicando suas células, passar para um estágio mais avançado e, após 7 dias de sua formação, se implantar no útero. Alguns embriões podem ter um ritmo de divisão menor do que o outro.
Assim, não há como predizer exatamente quando os embriões foram formados e se implantaram no útero. Com o decorrer da gestação, o tamanho do embrião pelo ultrassom pode dar alguma ideia se há diferença de tempo entre eles através da medida de cada um, mas é um dado subjetivo.
Entenda mais sobre como ocorre a gravidez múltipla.