Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
*Patrocinado por J&J Medical Devices
Setembro é o mês de prevenção ao câncer de intestino e um dado preocupa: por falta de rastreamento, houve queda de diagnósticos de câncer colorretal durante a pandemia de COVID-191. O problema é que o câncer não espera e a falta de exames preventivos por causa do receio de ir ao médico, laboratório ou hospital resultou em casos mais graves e avançados desse tipo de neoplasia maligna1.
São chamados de câncer colorretal os tumores que atingem a parte do intestino conhecida por cólon e também por reto - que é a parte final do trato gastrointestinal. A boa notícia é que é um câncer tratável e que apresenta grandes chances de cura caso seja detectado de forma precoce e antes de metástases, por exemplo2.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal (ou de cólon e reto) está entre os cinco tipos de câncer mais comuns no Brasil. Na região Sudeste, por exemplo, é o segundo mais incidente.2
A pandemia de COVID-19, porém, trouxe receio a quem devia fazer o rastreamento, sendo que o adiamento dos exames fez com que tumores ainda incipientes pudessem crescer e atingir estágios mais delicados para o tratamento. E aí está a importância de não perder nem mais um minuto: é fundamental fazer os exames de rotina para detecção precoce e tratamento do câncer1.
Quais são os sinais e sintomas de câncer colorretal?
É preciso ficar atento a qualquer alteração de ritmo intestinal ou sensações diferentes, pois elas devem ser investigadas por um médico, afinal, os sinais e sintomas do câncer colorretal podem se confundir com o de outras doenças ou condições, como hemorroidas, verminoses ou até mesmo úlceras gástricas2.
Abaixo, veja os principais sintomas relacionados ao câncer colorretal2:
- Sangue nas fezes: é preciso observar se não há sangue nas fezes ao evacuar. Caso note presença de sangue, um médico deve ser consultado
- Mudança de hábitos intestinais: quando há alteração de ritmo intestinal, como diarreia sem explicação ou prisão de ventre sem causa, é sinal de alerta para câncer colorretal
- Alteração no formato das fezes: fezes finas ou compridas, se não eram o padrão, podem indicar alterações intestinais que merecem investigação mais detalhada
- Anemia e fraqueza: sensação de fadiga sem causa aparente deve ser comunicada ao médico para maior investigação
- Perda de peso sem motivo: se a pessoa não está fazendo dieta ou não mudou a qualidade e quantidade da alimentação, perder peso não é o esperado. Caso isso ocorra, é preciso avaliação médica
- Dor abdominal: seja dor ou desconforto abdominal, quando eles persistem pode ser um sintoma de câncer colorretal.
Como é feito o diagnóstico do câncer colorretal?
Diferentemente de alguns tipos de câncer - como o de pâncreas e ovário, o diagnóstico de câncer colorretal é mais simples. Por isso, o ideal é que haja rastreamento por meio de exame de sangue oculto nas fezes a partir de 50 anos de idade ou em quem já tem histórico familiar desse tipo de câncer. Doenças inflamatórias intestinais também são motivo para a realização de exames de rastreamento3.
Caso a pessoa apresente alguma alteração, é indicado a realização de exames endoscópicos, como colonoscopia ou sigmoidoscopia. Estes últimos permitem inclusive fazer biópsias ou retirar lesões pré-malignas ainda durante o exame3.
Como ir ao médico e fazer exames com segurança durante a pandemia?
O primeiro passo para ir ao médico com segurança e realizar exames sem preocupações durante a pandemia da COVID-19 é seguir todos os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde4, por isso:
- Higienize as mãos4: transmitido por gotículas respiratórias, o vírus causador da COVID-19 pode ser transmitido pelas mãos quando elas tiverem tido contato com algum ambiente contaminado e, em seguida, levado as mãos à boca, nariz ou olhos. Por isso, tenha como hábito sempre higienizar as mãos com álcool em gel ou lavá-las com água e sabão
- Evite aglomerações4: procure manter distância das pessoas ao seu redor, já que a proximidade com pessoas potencialmente contaminadas aumenta a chance de transmissão do novo coronavírus
- Use corretamente as máscaras4,5: dê preferência a máscaras cirúrgicas ou aos modelos profissionais, como N95 ou PFF2. Caso use máscara de tecido, prefira a de algodão de três camadas, que podem proporcionar uma eficácia mais próxima às cirúrgicas ou N95/PFF2. E lembre-se que elas devem estar bem vedadas ao rosto, de modo que não escape ar pelas laterais
- Vacine-se4: a melhor proteção para a COVID-19 se dá através da vacinação. Se já chegou a sua idade no local em que mora, não perca tempo. A vacina realmente salva vidas.
Referências
1 - O câncer colorretal e os impactos da Covid-19. A.C.Camargo Cancer Center. Disponível em: https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/o-cancer-colorretal-e-os-impactos-da-covid-19 Acesso em 16 de agosto de 2021.
2 - Tipos de Câncer - Câncer de Intestino. Instituto Nacional do Câncer - INCA. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino Acesso em 16 de agosto de 2021.
3 - Tipos de Câncer - Câncer de Intestino. Versão para Profissionais de Saúde. Instituto Nacional do Câncer - INCA. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino/profissional-de-saude Acesso em 16 de agosto de 2021.
4 - Coronavírus: como se proteger? Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger Acesso em 16 de agosto de 2021.
5 - Sousa ITC, Pestana AM, Pavanello L et al. Máscaras caseiras na pandemia de COVID-19: recomendações, características físicas, desinfecção e eficácia de uso. Epidemiologia e Serviços de Saúde. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/2496/4281/4450 Acesso em 16 de agosto de 2021.
Johnson & Johnson Medical Brasil, uma divisão de Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Complexo JK - Bloco B, São Paulo/SP, CEP 04543-011 186747-200821 ©Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda., 2021.
AS INFORMAÇÕES DESTE MATERIAL DESTINAM-SE UNICAMENTE COMO AUXÍLIO GERAL EDUCATIVO. SEMPRE BUSQUE A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE QUALIFICADO.