*Conteúdo Patrocinado
As temperaturas mais baixas do inverno são um convite para aquele chá ou chocolate quente ou uma tarde debaixo das cobertas. Mas também vem a tentação de passar mais tempo no banho bem quentinho e pular etapas de cuidados com a pele para logo voltar para debaixo das cobertas. Aí mora o problema.
O frio e a baixa umidade do ar característicos desta estação contribuem para que a gente transpire menos. Isso, somado aos banhos quentes, formam o cenário perfeito para que a pele perca a oleosidade natural e, consequentemente, acabe ficando mais ressecada.
Há ainda quem fique com a pele, além de seca, esbranquiçada. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, isso é sinal de desnaturação das proteínas.
A solução para lidar com esses problemas é combinar alimentação equilibrada com a hidratação da forma correta em todas as estações do ano, inclusive no inverno. Saiba como:
Cuidados gerais com a pele no frio
Para começar, vale dizer o que é melhor não fazer, e o primeiro ponto de atenção, como já comentamos, é o banho. A tentação pode ser grande, mas para cuidar da pele, o melhor é evitar banhos muito quentes e demorados e também evitar se ensaboar demais e usar buchas. Tudo isso contribui para a remoção do manto lipídico e da oleosidade natural da pele.
Se sua pele for oleosa ou acneica, evite passar o hidratante comum, aquele que usa no corpo, no rosto. Esses produtos podem ser pesados demais para a pele do rosto e acabar agravando o quadro de acne.
Como hidratar a pele no frio
Mas nada de deixar a preguiça tomar conta e esquecer da hidratação. Para o rosto, por exemplo, aposte em produtos potentes e, ao mesmo tempo, leves, como o Gel Hidratante Facial Protex® Hidratação Diária. Com fórmula em gel, não oleosa, ele hidrata e protege a pele sem obstruir os poros, ajudando a prevenir imperfeições futuras. Além disso, pode ser usado em todos os tipos de pele.
E para potencializar a hidratação, use o calorzinho do banho a seu favor. A dica é passar o hidratante ainda banheiro, logo depois de sair do box - lembrando que o banho não deve ser demorado. O vapor do ambiente, como também explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ajuda na penetração do creme na pele.
Além de cuidar do rosto e do corpo, lembre-se de dar uma atenção especial aos lábios e usar hidratantes específicos para essa região. Isso vai evitar o ressecamento e as rachaduras.
Para completar, mantenha o protetor solar na rotina de cuidados diários!
Hidratação de dentro para fora
Uma pele bem hidratada também tem relação com a alimentação. No frio é comum esquecermos de beber água, e esse é um grande erro. Manter o corpo hidratado contribui para o bom funcionamento do organismo e para uma pele macia e saudável. Portanto, lembre-se de beber no mínimo dois litros de água por dia.
Também invista em um cardápio variado e rico em frutas, legumes e hortaliças, que são fontes de vitaminas e minerais que agem como antioxidantes, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce da pele.